Turismo com sotaque holandês nos Campos Gerais

 In Brasil Holanda, Noticias

A Holanda tem cerca de dezesseis milhões de habitantes. Parece pouco se o país não tivesse somente 41,5 mil quilômetros quadrados. Só para comparar em proporção, o Brasil, com seus 180 milhões de habitantes, tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, muito mais espaço por habitante que o pequeno país europeu. Esse foi o principal motivo que levou centenas de holandeses, a partir de 1911, a se deslocarem para o Brasil. Muitos deles vieram para o Paraná, se instalando na região dos Campos Gerais, a aproximadamente 150 quilômetros de Curitiba. Talvez pela semelhança com os terrenos planos da Holanda e, principalmente, pela abundância de recursos naturais e fertilidade do solo, o local foi considerado perfeito pelos imigrantes, que tinham a agropecuária como principal atividade.

Para mostrar um pouco dessa história e também da cultura e meio de vida dos holandeses que se instalaram no Paraná é que foi lançado o Roteiro dos Imigrantes, uma rota turística que abrange, num raio de cem quilômetros, Castro, Arapoti e Carambeí, municípios onde se formaram as mais expressivas colônias holandesas do Estado: Castrolanda, Capal e Batavo, respectivamente.

A rota, que acaba de ser colocada à disposição dos turistas, foi formatada pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) e é fruto de uma parceria entre a Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e o Sescoop/PR, que desenvolveram em 2002 o projeto Circuito das Cooperativas de Colonização Européia.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support