Presidente do Legislativo gaúcho lança plano de gestão durante Expodireto Cotrijal

 In Noticias

A 11ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, foi escolhida pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Giovani Cherini (PDT), como cenário no interior do Estado para o lançamento do programa de gestão 2010, sob o lema Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças. Durante a exposição do plano de trabalho, no auditório central do parque, o deputado ressaltou a importância de ações voltadas à valorização do associativismo, da solidariedade e da responsabilidade social. “Juntos, somos mais fortes. E é exatamente este conceito que queremos despertar em cada cidadão, ou seja, de que unidos podemos buscar soluções para os problemas enfrentados pela sociedade”, assegurou.

O presidente da ALRS frisou que a cooperação será a “nota dominante” ao longo deste ano. “Cooperar é dar com generosidade e receber com gratidão, é acreditar que o outro é tão importante quanto a gente”, disse Cherini, acrescentando que “as corretas relações humanas e a cooperação mundial para o bem de toda a humanidade devem prevalecer”. O parlamentar lembrou que em seu discurso de posse assumiu o compromisso de difundir essas ideias. “Nosso foco é valorizar as redes de cooperação no processo econômico e social e, ao longo do percurso, vamos abordar exemplos exitosos, como o do Sicredi e tantas outras cooperativas que auxiliam no desenvolvimento local, regional e do Rio Grande como um todo”, destacou. Cherini informou que pretende lançar o programa de trabalho também nos municípios de Santa Rosa, Nova Petrópolis, Teutônia e Serafina Corrêa.

Estado cooperativo
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, coordenador do conselho consultivo que auxiliará na implementação de estratégias do programa de gestão, enalteceu a iniciativa do Legislativo em reconhecer o papel primordial das cooperativas. “Queremos um Rio Grande mais cooperativo, que é a intenção do presidente Cherini, e somaremos esforços, estando a serviço para auxiliar em questões relevantes para o desenvolvimento do Rio Grande”, garantiu.

Gente que coopera, cresce
Durante o evento, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) foi apresentado como case de sucesso na área da cooperação. Presente em 10 estados brasileiros, o Sicredi reúne, hoje, 1,6 milhão de associados, quase 70% deste total no Rio Grande do Sul. No início deste ano, o presidente Lula sancionou a Lei 12.205, que concede à cidade gaúcha de Nova Petrópolis, origem do Sicredi e berço do cooperativismo de crédito na América Latina, o título de Capital Nacional do Cooperativismo.

Conforme o presidente central do Sicredi Sul, Orlando Borges Müller, 87% dos municípios gaúchos já contam com unidades e a previsão é de que, em três anos, o sistema esteja atuando em todas as cidades do Estado. “Nosso objetivo não é simplesmente financiar, vender dinheiro, mas sermos parceiros nos projetos viabilizados pelos nossos associados”, afirmou Müller. Ao elogiar a iniciativa de Cherini, de despertar a comunidade gaúcha e lideranças para os valores da cooperação, Müller disse que “dentro desta convicção, não há dificuldades que não sejam vencidas”.

Entre os presentes no evento, estavam os deputados Ciro Simoni e Gilmar Sossella, do PDT, e Zilá Breitenbach, do PSDB, o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica, o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Luiz Roberto Rech, prefeitos e vereadores..

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.