Comunidades Holandesas no Brasil preparam atividades para comemorar o centenário da imigração

 In Brasil Holanda, Noticias

Os municípios que estão organizando as festividades para a comemoração do centenário da imigração holandesa no Brasil reuniram-se na cidade de Não Me Toque, durante a Expodireto Cotrijal.

Em 2011 será comemorado o centenário da imigração holandesa para o Brasil com uma extensa grade de programação em diversas cidades brasileiras. Participaram da reunião os representantes das colônias holandesas de Não-Me-Toque, Carambeí/PR e Paranapanema/SP e a realização desse encontro durante a feira teve por objetivo possibilitar que os grupos paranaense e paulista pudessem visitar o parque. Durante a reunião, foram discutidas as estratégias para viabilizar a aprovação de um projeto de lei que institua, em nível nacional, o Ano da Imigração Holandesa no Brasil, a organização dos documentos compilando as programações locais, estaduais e nacionais e a agenda dos próximos encontros.

Para o representante do Sr. Dick De Geus, Presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, o Curador Executivo do Parque, Fabio André Chedid Silvestre “na reunião em Não Me Toque, cada participante apresentou seus programas para celebração da imigração holandesa no Brasil e a construção de um programa conjunto converge os esforços para as comemorações desde já, até o final de 2011. Após a reunião, o sentimento de todos foi da concretização de uma rede entre as comunidades holandesas para a participação de todos em todas as festividades.”

“Nós das comunidades holandesas visitantes, constatamos a importância da presença holandesa na vida brasileira, transformando o belo Município de Não Me Toque, na capital brasileira da agricultura de precisão e a dimensão da Feira Expodireto Cotrijal é internacional, com espaço adequado para uma evento de cultura étnica, muito bem organizado pela vice-prefeita Teodora Berta Souiiljee Lütkemeyer, uma descendente de holandeses tradicionalmente presente na vida das comunidades de imigração holandesa.”

“A contribuição do Parque Histórico de Carambeí será a constituição de um Programa de Patrimônio Cultural, já validado através da Lei Rouanet de Incentivo á Cultura, composto de eventos, impressos, multimídias, além da qualificação de espaços museais e acervos”, completou o Curador Executivo do Parque Histórico de Carambeí, Fábio Chedid.

A próxima reunião das comunidades holandesas está previamente marcada para abril no município de Paranapanema durante as festividades de seu aniversário.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support