Carta de Holambra I

 In Brasil Holanda, Noticias

A história de Holambra se desenrola em meio à determinação e conquista de um povo lutador, que se colocou bravamente diante das adversidades encontradas fora da Holanda. São sessenta anos, desde a imigração holandesa ao Brasil, resultante da busca de novos horizontes, após a 2º Guerra Mundial.

Após terem feito um acordo com o Brasil – um dos poucos países a aceitar a imigração coletiva -, abriram-se às portas para a entrada de grupos holandeses no país. Assim, em 1948 foi fundada a Cooperativa Agropecuária de Holambra, na Fazenda Ribeirão, situada entre os municípios do interior paulista Jaguariúna, Santo Antonio de Posse, Artur Nogueira e Cosmópolis.

Usando a experiência trazida da Holanda, deu-se inicio a atividade rural. Os cinco mil hectares da Fazenda foram divididos em lotes e distribuídos aos cooperados, mediante ao compromisso de se desenvolver qualquer atividade produtiva. Com a não adaptação do gado holandês subjugado pelo clima e pelas doenças tropicais, optou-se pela lavoura diversificada e pela criação de porcos e galinhas já aclimatizados.

A estrutura agrícola hoje forte, especialmente no segmento de floricultura, é a base econômica da cidade. O turismo representa a segunda maior fonte de arrecadação do município. A cidade é hoje também sede de grandes eventos e feiras que reúnem participantes de todo o país e até mesmo do exterior. Além da Expoflora, que é realizada durante todo o mês de setembro e é considerada a maior festa de flores da América Latina, o município sedia também feiras e exposições nacionais voltadas ao turismo de negócios, como o Enflor (Encontro Nacional de Floristas), o Garden Fair e a Hortitec.

Mas hoje a estância turística oferece muito mais opções aos seus visitantes. A Cidade das Flores conta atualmente com diversos tipos de atrações turísticas, além de uma rica e especializada gastronomia, que viaja das delícias típicas holandesas e brasileiras até aos mais elaborados pratos da cozinha internacional.

Essa visibilidade só foi possível graças ao espírito idealizador de holandeses e brasileiro, que, unidos, ergueram uma cidade conhecida em todo o território nacional, seja pela produção de flores e plantas ornamentais como pelo pólo turístico sólido.

Com as festividades da comemoração dos 100 anos de Imigração Holandesa no Brasil, no ano que vem, Holambra, em específico, conseguirá transmitir toda a essência da cultura dos primeiros imigrantes, e fará com que a comunidade enxergue, em si, a valorização de uma cultura que hoje em dia é abnegada pelas novas gerações.

Diretora Municipal de Turismo de Holambra I
Jacqueline Simões

Portal Holandês Moinho de Todos os Povos Memorial do Imigrante

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt