Valor do Marketing Cultural na busca por resultados sustentáveis

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As instituições públicas e privadas, cada vez mais, têm desenvolvido projetos de responsabilidade social, sustentáveis e, numa prática crescente, incentivados.

O Marketing Cultural é uma destas práticas que auxiliam a realização de projetos com esta .

Pode-se definir Marketing Cultural como um conjunto de ferramentas de promoção de uma ideia, produto ou instituição cultural, para a sua valorização e reconhecimento na sociedade.

Nos dias atuais, a demanda por cultura é a construção coletiva da realidade, através da integração entre diversidade social e mercado. Deve ser criativa, transversal, simbólica e economicamente viável. Inserida no que atualmente se chama Economia da Cultura.

Uma estratégia de Marketing Cultural, como planejamento de investimento com vista a resultados objetivos, começa a integrar as ações de organizações sintonizadas com as demandas de relacionamento humano contemporâneas, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

Nesta linha, um projeto de cultura hoje precisa ser sustentável e interagir intensamente com a comunidade onde se pretende atuar, tem que gerar valor e promover o desenvolvimento humano. Pode ser música, teatro, dança, literatura, audiovisual, artes plásticas ou patrimônio cultural. Podem ser as infraestruturas onde estas atividades se desenvolvem: um teatro, um cinema, um museu, ou mesmo a praça pública.

O Parque Histórico de Carambeí é uma iniciativa desta natureza. Um projeto de cultura para a sociedade em geral, sustentado na diversidade étnica que compôs a raiz da nação brasileira.

Uma lembrança da importante presença holandesa nesta região e a própria região.

É um espaço de memória do desenvolvimento da agroindústria através do cooperativismo e da riqueza atual.

Para ter continuidade, desenvolve-se através de um Programa de Patrimônio Cultural, aprovado no Ministério da Cultura, no Programa Nacional de Cultura – PRONAC, composto de seis projetos coligados:

1)Plano Anual de Atividades
2)Qualificação do Espaço Museal da Casa da Memória de Carambeí
3)Catalogação e Disponibilização do Acervo da Casa da memória de Carambeí
4)Eventos de Celebração do Centenário da Colonização Holandesa nos Campos Gerais
5)Coleção Bibliográfica Centenário da Colonização Holandesa nos Campos Gerais
6)Patrimônio Vivo – Centenário da Colonização Holandesa nos Campos Gerais

Este conjunto de projetos esta apto ao recebimento de incentivos fiscais, na qualidade de patrocínio e doação, por pessoas físicas e jurídicas, que pretendam associar sua imagem ou atividades aos resultados deste empreendimento sustentável, permanecendo os investimentos como riqueza na região.
Informações:
guilherme@aphc.com.br
Telefone: 41 3023-5544

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