Entrevista Diretor Executivo da APRE – Sr. Carlos Mendes p/ ALMANAQUE IMIGRANTES

 In Noticias

Diretor Executivo Carlos José Mendes

Entrevista Diretor Executivo da APRE – Sr. Carlos Mendes  p/ ALMANAQUE IMIGRANTES

Almanaque Imigrantes – Qual o principal objetivo da APRE em relação às florestas plantadas?

Carlos -A APRE congrega 42 das mais importantes empresas de base florestal, isto é, aquelas que têm na sua base a floresta plantada ou estão dentro da cadeia florestal. Assim está representado o setor de papel e celulose, chapas, toras, madeira serrada, energia, bem como as consultorias, empresas de máquinas. Também, a APRE congrega no seu Conselho Científico, as cinco Universidades do Paraná que possuem curso de Engenharia Florestal (Universidade Federal do Paraná, PUC de Curitiba, UNICENTRO de Irati, Dois Vizinhos e Jaguariaíva), a EMBRAPA Florestas, e as duas associações de engenheiros florestais do Paraná (APEF e AEFLOR).

As funções da APRE são de representar as empresas associadas no âmbito estadual e contribuir na representação nacional e mundial.

Também, congregar e defender os direitos e interesses de seus associados; estimular os constantes aprimoramentos técnicos e a maior eficiência dos serviços relativos ao setor de florestas plantadas; manter intercâmbio nos âmbitos estadual, nacional e internacional, com entidades e associações que possam colaborar no progresso do setor de florestas plantadas; divulgar e estimular o cumprimento das disposições do Código Florestal e legislação específica à área florestal e ambiental para a conservação e o desenvolvimento das reservas florestais; oferecer, sempre que necessário, a experiência dos associados em benefício da coletividade brasileira; estimular o desenvolvimento de práticas de conservação dos solos, da fauna das águas, das reservas vegetais nativas e do meio ambiente; estimular os programas de desenvolvimento ambiental e de controle integrados de pragas e doenças, de agentes daninhos às essências florestais; estimular à aplicação de madeiras provenientes de florestas plantadas, no mercado nacional e internacional.

AI – Como o Sr. vê a contribuição do Parque Histórico de Carambeí para a memória da agroindústria?

C – A contribuição do PHC é de resgatar a memória da agroindústria e levar a toda população o trabalho, a garra, o esforço e a dedicação com suas atividades o trabalho das pessoas que construíram o nosso estado do Paraná. A indústria florestal teve no passado e tem hoje papel fundamental na construção do Paraná, na geração de emprego, renda, desenvolvimento social e participação na construção de um sistema de conservação ambiental.

Junto com sua floresta plantada, possuem uma grande área de conservação, para cada 100 há de florestas plantadas o setor florestal do Paraná tem 80 há de área de conservação. É sem dúvida, um dos únicos setores que possuem esta importante contribuição para conservação dos ecossistemas naturais para o estado do Paraná.

Também, em razão das florestas plantadas, que é o patrimônio das empresas, conduzem firmes programas de controle de pragas e incêndios florestais; desta forma, pouco são vistos nas manchetes de teles e jornais, notícia sobre incêndios em áreas de conservação pertencentes às empresas florestais, ao contrário de outras áreas que sofrem incêndios florestais todos os anos.

AI – Como a APRE vê a parceria com a PHC em relação à promoção do conceito de florestas plantadas?

C – Esta parceria se tornou de fundamental importância e uma excelente oportunidade de mostrar a história da floresta plantada no PR.

O PHC é uma mostra permanente e será um ponto importante para visitação e mostra do setor. O que se pretende com esta parceria é mostrar a toda comunidade, além da florestal, os benefícios dos produtos da floresta plantada a toda população.

Não se pode conceber, nos dias de hoje, a nossa vida familiar sem a participação dos produtos da floresta plantada. Assim é a madeira para construção de parte das moradias, móvel, construções rurais, cercas, postes. As chapas usadas na indústria moveleira, nas construções com pisos, paredes e forro. O papel, nos diferentes usos como, papel de escrita, de embrulho, de sacos (supermercados, cimento, rações), envelopes, papel higiênico, guardanapo, caixas de papelão de produtos ( sabão em pó, embalagens de medicamentos, de pasta de dente), caixas de bebidas (leite, vinhos e destilados), caixas de embalagens de produtos líquido (leite, sucos, de culinária, como maionese, creme de leite e outros).

Temos uma grande expectativa com esta parceria, que já está se tornando uma realidade, e um agradecimento ao PHC por estarmos presentes para contar esta história.

.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support