Exposição de Eloir Júnior retrata imigração no Paraná

 In Cultura, Noticias

A Sala do Artista Popular apresenta aos visitantes uma mostra de Eloir Amaro Júnior, artista plástico curitibano. São 17 telas, 22 peças de artesanato, livros e cartões com ilustrações próprias, algumas produzidas especialmente para a mostra.

As obras coloridas do artista representam símbolos da cultura paranaense, como a gralha azul, as araucárias, pinhões e claro, os imigrantes que colonizaram nosso estado. Retratando hábitos e o folclore de cada etnia, as peças retratam a convivência do povo holandês, ucraniano, italiano, japonês, português, entre outros.

Eloir trabalha com pintura de telas, pêssankas, bonecas ucranianas, pratos de madeira e ilustrações em livros, sempre abordando a temática das diferentes culturas que formaram o Paraná. O artista utiliza a linguagem näife, porém não tão primitiva: ele tem um cuidado especial com sombras e proporções dos desenhos. Eloir Junior nasceu em 07 de janeiro de 1969, é pós-graduado em História da Arte do Século XX, Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Designer de Moda na Universidade Tuiuti do Paraná. Possui diversas premiações, exposições individuais e coletivas, acervos nacionais e internacionais.

Serviço:

Data: 05 de outubro a 31 de janeiro/11.

Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Local: Sala do Artista Popular, Rua Saldanha Marinho, s/nº – anexo à Secretaria de Estado da Cultura

Classificação: Livre

Entrada franca


.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt