Irati participará da comemoração do ano da Holanda no Brasil

 In Brasil Holanda, Clipping

Para 2011 foi montado um calendário nacional de festividades do ano da Holanda no Brasil. O município de Carambeí, que fica localizado na região dos Campos Gerais, teve a sua colonização a partir de holandeses, que saíram de Irati, da Colônia Gonçalves Junior. Inicialmente três famílias iniciaram o processo: a de Jan Verschoor, Leendert Verschoor e Jan Vriesman.

Neste ano, Carambeí comemora o seu centenário e Irati, que faz parte da história daquele município, foi lembrada. O Secretário de Patrimônio histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski, esteve em Carambeí na última semana para estreitar o relacionamento entre os dois municípios. “Nós vamos ajudar eles no que for preciso, com fontes e também com documentos históricos”, afirmou. Acompanharam Rafael Ruteski na viagem o músico Ademir Ribeiro, do Departamento de Cultura e o responsável pelo setor de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Irati, José Maria Gracia Araújo.

Mais do que a aproximação entre os dois municípios, a visita ainda rendeu o planejamento de um evento que será realizado em Irati no dia 25 de março. Descendentes de holandeses virão até Gonçalves Junior para mostrarem a sua cultura e para homenagearem aqueles que iniciaram a colonização do município de Carambeí. Além do folclore, eles mostrarão um pouco da sua culinária, com o preparo de tortas holandesas.

Possivelmente também será assinado um convênio de um intercâmbio para a Holanda, que permitirá a ida de dois alunos da rede municipal de ensino de Irati, que sejam descendentes de holandeses.

Livro

O casal Ruth Los Kiwiet e Willen Kiwiet está realizando uma pesquisa detalhada sobre a trajetória dos imigrantes holandeses que deram inicio a colonização de Carambeí. Ruth, que é artesã, também é bisneta de Lendeerdt Veschoor, um dos pioneiros da colonização do município.

Muitos documentos já foram localizados pelo casal, inclusive um diário enviado da Holanda, a qual tem apoiado a pesquisa enviando documentos, recortes de jornais da época, fotos, entre outros. Vários registros foram encontrados em Irati com a colaboração de descendentes de holandeses que residem na Colônia Gonçalves Junior.

O livro terá 120 páginas, com textos e fotos e será impresso em dois idiomas: o português e o holandês.

Texto extraído do site:
Prefeitura Municipal de Irati.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt