Irati participará da comemoração do ano da Holanda no Brasil

 In Brasil Holanda, Clipping

Para 2011 foi montado um calendário nacional de festividades do ano da Holanda no Brasil. O município de Carambeí, que fica localizado na região dos Campos Gerais, teve a sua colonização a partir de holandeses, que saíram de Irati, da Colônia Gonçalves Junior. Inicialmente três famílias iniciaram o processo: a de Jan Verschoor, Leendert Verschoor e Jan Vriesman.

Neste ano, Carambeí comemora o seu centenário e Irati, que faz parte da história daquele município, foi lembrada. O Secretário de Patrimônio histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski, esteve em Carambeí na última semana para estreitar o relacionamento entre os dois municípios. “Nós vamos ajudar eles no que for preciso, com fontes e também com documentos históricos”, afirmou. Acompanharam Rafael Ruteski na viagem o músico Ademir Ribeiro, do Departamento de Cultura e o responsável pelo setor de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Irati, José Maria Gracia Araújo.

Mais do que a aproximação entre os dois municípios, a visita ainda rendeu o planejamento de um evento que será realizado em Irati no dia 25 de março. Descendentes de holandeses virão até Gonçalves Junior para mostrarem a sua cultura e para homenagearem aqueles que iniciaram a colonização do município de Carambeí. Além do folclore, eles mostrarão um pouco da sua culinária, com o preparo de tortas holandesas.

Possivelmente também será assinado um convênio de um intercâmbio para a Holanda, que permitirá a ida de dois alunos da rede municipal de ensino de Irati, que sejam descendentes de holandeses.

Livro

O casal Ruth Los Kiwiet e Willen Kiwiet está realizando uma pesquisa detalhada sobre a trajetória dos imigrantes holandeses que deram inicio a colonização de Carambeí. Ruth, que é artesã, também é bisneta de Lendeerdt Veschoor, um dos pioneiros da colonização do município.

Muitos documentos já foram localizados pelo casal, inclusive um diário enviado da Holanda, a qual tem apoiado a pesquisa enviando documentos, recortes de jornais da época, fotos, entre outros. Vários registros foram encontrados em Irati com a colaboração de descendentes de holandeses que residem na Colônia Gonçalves Junior.

O livro terá 120 páginas, com textos e fotos e será impresso em dois idiomas: o português e o holandês.

Texto extraído do site:
Prefeitura Municipal de Irati.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support