Mulheres Cooperativistas Batavo conhecem o Parque Histórico

 In Cooperativismo, Noticias

Cerca de 90 mulheres estiveram na Casa da Memória

Na tarde de segunda-feira, 14/03, cerca de 90 mulheres cooperativistas da Batavo participaram do lançamento da programação da Festa do Centenário, que será realizada no período de 01 a 04 abril, em Carambeí.

O evento foi realizado na Casa da Memória, com o objetivo das participantes vivenciarem a história da imigração. De acordo com o organizador do evento, Luciano Tonon Silva, a vinda do evento técnico para este local proporcionou às mulheres uma viagem ao passado, onde puderam vislumbrar a grandiosidade do acervo dos imigrantes da região. “Além disso, o cenário da Casa da Memória, com suas várias obras, deixou o evento técnico mais descontraído, facilitando os trabalhos conduzidos pelo palestrante e empresário da área financeira, Altemir Farinhas”, comenta o assessor de comunicação da Cooperativa.

Presidente Dick de Geus apresenta a história da imigração

Como anfitrião do evento, o Presidente da APHC, Sr. Dick Carlos de Geus, relembrou a história da imigração holandesa nos Campos Gerais através de uma apresentação personalizada, onde a mulher teve uma importante participação no desenvolvimento de Carambeí. “As mulheres foram fundamentais para o sucesso da colonização. Elas trabalhavam na produção do queijo, e graças à forma de preparo e dedicação, o produto chegou a receber, na época, medalhas de ouro como o melhor queijo do Brasil. Por isso é que aqui se criou a primeira cooperativa de produção do País, pois os imigrantes tinham esta vontade de vencer num novo país, com um trabalho justo e de forma unida, onde todos participavam”, afirmou Dick.

Para o Presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus, que procedeu às boas vindas, a participação expressiva neste evento demonstra esta preocupação das mulheres em estar sempre aprendendo mais e contribuindo nos diferentes segmentos da sociedade. “Sabemos o importante papel que a mulher desempenha no lar e nos negócios, procurando continuamente superar desafios para melhorar a qualidade de vida de todos à sua volta. A Cooperativa respeita e valoriza esta participação das mulheres”, conclui o Presidente.

Apresentação cultural

Para criar um momento cultural, a Secretaria de Educação e Departamento da Cultura  proporcionaram a apresentação do Grupo Folclórico de Danças Holandesas da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas. Composto de crianças de 4as e 6as. séries, o grupo apresentou seis danças tradicionais da Holanda, resgatando os costumes de regiões daquele país.

Após o café colonial que encerrou o evento, as mulheres cooperativistas receberam rosas alusivas ao Dia Internacional da Mulher, e foram acompanhadas para um passeio na Vila Histórica do Parque, que está quase sendo finalizado para as festividades do Centenário da Imigração Holandesa..

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt