Os holandeses estão chegando

 In Brasil Holanda, Clipping, Festa do Centenário

A cidade de Carambeí, no Paraná, com cerca de 16 mil habitantes completará 100 anos da imigração holandesa para o Brasil este ano e sediará uma parte das comemorações do Ano da Holanda no Brasil, instituído pela presidente Dilma Rousseff no último dia 4. “A Holanda cabe 205 vezes dentro do território brasileiro. É uma potência pequena, com uma economia muito interessante. Às vezes, os brasileiros nem se dão conta de como os holandeses estão presentes no Brasil. Todo mundo conhece Maurício de Nassau, mas a intenção é mostrar a Holanda dos anos 2000. Moderna, tecnológica, preocupada com o meio ambiente, inovadora em arquitetura, pintura, dança e design”, resumiu o embaixador do Reino dos Países Baixos, Kess Rade.

Este mês, apenas Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo serão destino da invasão cultural dos holandeses no Brasil. De amanhã a domingo, uma dupla de acrobatas ganha as alturas em performance gratuita preparada para a ocasião pelo grupo Flying Artwork, às 19h e 20h30, no Pontão do Lago Sul. O Artwork foi fundado por Juliette Dormaar-Khalaf, há cerca de 10 anos, logo após uma temporada dentro da companhia canadense no Cirque du Soleil. A artista passava o ano quase todo dentro da sede do Soleil em Montreal e ressentia-se de uma espécie de controle maior sobre a obra produzida.

De volta à terra natal, decidiu fundar a companhia baseada no movimento nouveau cirque em combinação com elementos cotidianos. “A criação é minha primeira motivação. É difícil falar sobre inspiração. Pode ser um livro, uma poesia, um filme. Alguma coisa que tenha me ocorrido durante o dia. São muitas as fontes”, revela Juliette sobre os espetáculos multidisciplinares que misturam arte e a eficiência física dos atletas.

Leia na íntegra.

.

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.