Correio do Povo: Ano da Holanda mobiliza população

 In Brasil Holanda, Clipping

O município de Não-Me-Toque se prepara para as comemorações do Ano da Holanda no Brasil, instituído em 2011 por ocasião do centenário da vinda de imigrantes para Carambeí, no Paraná. O projeto é de autoria de deputados federais das bancadas paranaense, gaúcha e paulista. A etnia, que chegou ao país em abril de 1911, difundiu sua influência em diversos estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.

Em Não-Me-Toque, os primeiros imigrantes desembarcaram em 1949 e a herança trazida permanece nos costumes da população do município, cuja colônia holandesa tem hoje 150 famílias. O cuidado e a beleza dos jardins, a rica gastronomia, os tamancos de madeira e as casas com cortinas brancas rendadas e enfeites nas janelas são símbolos da cultura da etnia presentes nos dia a dia da comunidade. Além disso, destacam-se os moinhos de madeira, que enfeitam jardins e são um marco das festividades do Ano da Holanda no Brasil. O imigrante José Stapelbroek, morador do município, confeccionou quatro deles especialmente para o evento e um já foi colocado em frente à prefeitura. Os outros três estão montados no parque da Expodireto Cotrijal e, após a feira, serão instalados em pontos de visitação da cidade.

Leia na íntegra.

.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support