Estadão: Concerto de jazz em São Paulo abre o Ano da Holanda no Brasil

 In Brasil Holanda, Clipping

O centenário da imigração holandesa no Brasil será celebrado durante todo ano, com programação em São Paulo (interior e capital), Rio, Brasília, Goiânia e interior do Paraná. As comemorações começam nesta quinta-feira, 24, quando acontece a abertura oficial do Ano da Holanda no Brasil, no Centro Cultural São Paulo, na zona sul da capital paulista, com apresentação única do pianista holandês de jazz Michiel Borstlap.

Famoso por mesclar diferentes estilos de jazz e tido como excêntrico por suas composições e interpretações, Borstlap, 44 anos, começou a tocar piano aos quatro anos e aos 23 venceu o principal prêmio de sua carreira, o Thelonious Monk Award, do Instituto de Jazz homônimo, um dos mais conceituados dos Estados Unidos.

Borstlap compôs, a convite do Qatar, a primeira ópera árabe do mundo. Ele venceu diversos prêmios com trilhas sonoras de filmes americanos e holandeses, como o Golden Calf Best Score, em 2008, e o Edison Jazz Award, o mais tradicional prêmio holandês para música clássica e jazz.

Para celebrar os laços entre os dois povos e em comemoração ao centenário da imigração da maior colônia holandesa em terras brasileiras – que teve início no município de Carambeí, no Paraná – o governo holandês lançou oficialmente, no dia 17 de março, na embaixada, em Brasília, o Ano da Holanda no Brasil. A iniciativa foi fortalecida por um projeto de lei, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PMDB – PR), aprovado no Congresso e sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 4 de março, que institui o ano. Para a comemoração foi preparado um calendário com atividades ligadas à economia, política, à arte e ao esporte.

Leia na íntegra.

.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support