Descendentes de imigrantes comemoram Ano da Holanda no Brasil

 In Brasil Holanda, Clipping, Festa do Centenário

Os imigrantes holandeses, que chegaram ao Brasil em abril de 1911, difundiram sua influência em diversos estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. A imigração holandesa em Carambeí, no Paraná, iniciou-se em 1911, com Lundert Verschoor, que estabeleceu contato com a Brazil Railway Company, uma companhia que estava implantando planos de colonização na região dos Campos Gerais do Paraná.

O pequeno grupo de imigrantes holandeses, constituído de nove famílias, que veio para o Rio Grande do Sul, chegou a então Colônia de Ijuhy em data imprecisa do mês de julho de 1908, após desembarque no porto do Rio de Janeiro, no dia 28 de junho daquele ano. Esses imigrantes eram originários da Província de Noordland, localidade de Purmerend, na Holanda, e quando aqui chegaram foram alojados no barracão até que fossem destinados para os lotes que  lhes estavam reservados, localizados entre as Linhas 5 e 6 Norte, no atual distrito de Chorão. Esses pioneiros da etnia holandesa pertenciam as famílias Commandeur, Owergoor, Hamaieer, Reithower, Kleÿn, Van Der Sand, Van Der Ham, Blom e Beust. A maioria permaneceu em Ijuí, aqui construindo sua história de vida, mas alguns resolveram tomar novo rumo, ou voltando para a Holanda ou seguindo para a Argentina.

Leia na íntegra.

.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support