Encontro de Líderes do Cooperativismo abre Festa do Centenário

 In Cooperativismo, Festa do Centenário, Noticias

O Encontro de Lideranças do Cooperativismo aconteceu na noite de sexta-feira (1º) e abriu as comemorações do Centenário da Imigração Holandesa. Aproximadamente 350 pessoas, entre líderes cooperativistas e convidados, participaram da cerimônia. No evento, foram homenageados antigos associados da Batavo e lideranças do cooperativismo.

O presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, iniciou a solenidade contando um pouco da trajetória da colonização e a importância da cooperativa Batavo para o desenvolvimento da cidade. De Geus ainda fez referências às trajetórias dos homenageados e convidou alguns atuais dirigentes do cooperativismo para que fossem até ao palco cumprimentar  os laureados. “É a geração atual e a do passado se confraternizando”, afirmou de Geus.

A importância do legado cooperativista dos imigrantes holandeses também foi expressa pelo presidente da Batavo Cooperativa Agroindustrial, Renato de Castro Greidanus. Para ele, a homenagem aos associados mais antigos da cooperativa é uma forma de agradecimento ao trabalho dos pioneiros. “Eles são os responsáveis pelos alicerces da Batavo, sempre foram referência para nós e nos deixaram um exemplo forte de como se constrói uma cooperativa, com responsabilidade social e ambiental”, afirmou Greidanus.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), João Paulo Koslovski, enalteceu a contribuição dos holandeses para a agricultura e o cooperativismo, ao entregar o troféu “Cooperativas, Orgulho do Paraná” para Dick de Geus.

O vice-presidente da Batavo e diretor do Parque Histórico, Gaspar João de Geus, realizou a leitura dos nomes dos homenageados, que foram: os antigos associados Willem de Geus, Dijmphnus Vermeulen, Dijmphnus J. C. de Geus, Franke Dijkstra, Dick Carlos de Geus, Walter Degger, Geraldo Degger, Theodoro Los, Johannes Van Der Meer, Herman M. Van Westering, Foppe Dijkstra, Hendrik Barkema e David Tiesen, além de Renato Greidanus, João Paulo Koslovski, Guntolf van Kaick e Wilson Thiesen, os dois últimos, ex-presidentes da Ocepar.

O evento teve ainda a participação do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, que preferiu uma palestra sobre a economia nacional e internacional, e do humorista Rogério Morgado. O coquetel servido na ocasião teve a animação feita pela banda holandesa Kleintje Pills.

.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support