Desfile temático abre as comemorações no Parque Histórico

 In Brasil Holanda, Festa do Centenário, Noticias

Um desfile histórico foi o destaque da cerimônia de abertura da Festa do Centenário da Imigração Holandesa, que aconteceu na manhã de sábado (2). Cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes no evento, que contou com a presença de várias autoridades do setor público e privado.

O desfile foi organizado pela Associação do Parque Histórico de Carambeí e apresentou a história dos cem anos de fundação da cidade. Foi ressaltada a tríade de valores que eram característicos dos imigrantes: a filosofia cooperativista, a religiosidade e o zelo pela educação. As outras etnias que contribuíram com desenvolvimento da cidade, também participaram do desfile, prestando homenagem ao centenário. A apresentação também será realizada na manhã de segunda-feira (04), às 9 horas, no centro da cidade.

Logo após as apresentações, diversas autoridades se manifestaram. O embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, em seu pronunciamento, entregou uma placa de homenagem ao presidente do Parque, Dick de Geus, pelos cem anos de imigração holandesa.

Leia trechos dos discursos de algumas das autoridades:

“Onde antes passavam bois, crescem grandes lavouras.” Dick de Geus, presidente do Parque Histórico, ao comentar sobre a história da região, que era a rota dos tropeiros.

“Os laços que ligam Brasil e Holanda são muitos, a começar pelo futebol.” Do secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, deputado federal autor da Lei que institui o Ano da Holanda no Brasil.

“Foram o cooperativismo, a fé e a solidariedade, que permitiram o desenvolvimento desta comunidade”. Do Embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Kees Rade.

“Esta combinação de culturas muito contribuiu para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil,por isso saúdo o centenário da Imigração Holandesa.” Vice-governador do Estado do Paraná, Flávio Arns.

Veja imagens do desfile:

Leia sobre o que aconteceu logo após a cerimônia em:

Inauguração da Vila Histórica
.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support