Livro sobre a colonização holandesa é lançado na Festa do Centenário

 In Brasil Holanda, Festa do Centenário, Noticias

Obra trata de aspectos da vida de Carambeí ao longo dos seus cem anos

O livro Falando de Histórias – volume I foi lançado no dia 04 de abril, durante a Festa do Centenário. A obra é o primeiro volume de uma coletânea de doze temas sobre a vida dos imigrantes holandeses em Carambeí desde a sua fundação, há cem anos. A cerimônia de lançamento contou com a participação de muitas pessoas que visitavam o Parque Histórico.

A produção da obra teve a curadoria da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC) e envolveu vários historiadores, sob a organização do professor Niltonci Chaves. Durante as pesquisas, os escritores contaram com a colaboração da comunidade, que participou da série de encontros Falando de Histórias, realizados na Casa da Memória.

O presidente da APHC, Dick Carlos de Geus, ressaltou o fato de esta ser a primeira obra publicada pela associação como editora e agradeceu aos professores que trabalharam na produção do livro.

Para o curador executivo do Parque Fábio Chedid, a obra é importante por fazer a própria comunidade relembrar suas próprias histórias para preservá-la. “Publicado, o livro se torna um canal de difusão do conhecimento da imigração e cultura holandesa”, afirmou Chedid.

O organizador do volume, professor Niltonci Chaves, agradeceu a dedicação dos autores e a ajuda da comunidade. Para ele, escrever a história centenária dos imigrantes holandeses não é uma tarefa fácil. “Graças à riqueza de informações, há dificuldade em colocar toda uma história em 200 páginas ”, disse Chaves.

Os assuntos abordados na edição são: sociabilidades, religiosidade, mulheres, arte e cultura, arquitetura e cooperativismo. Outros seis temas vão compor o próximo volume.

Falando de Histórias – volume I é o segundo livro da Coleção Imigrantes, composta de quatro obras sobre a história da imigração holandesa nos Campos Gerais e o periódico Almanaque Imigrantes. A coleção teve início com a publicação “Perspectivas da Imigração Holandesa no Campos Gerais – Quatro Séculos de Patrimônio (2010) e será concluída com o lançamento do Falando de Histórias – volume II e uma quarta obra, ainda sem título, que cobrirá os eventos do Ano da Holanda no Brasil.

Veja as fotos..

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support