Koninginnedag: tradição da Holanda para Castro

 In Brasil Holanda, Noticias

Há três gerações de rainhas, e de mãe para filha, o Dia da Rainha se consagrou como feriado nacional da Holanda, e durante a celebração, que conta com a presença e participação da Família Real, acontecem jogos, shows musicais e feiras de rua. O Koninginnedag é transmitido ao vivo, pelas redes de televisão do país, e é comum que os participantes usem roupas laranjas, a cor da Família Real, e objetos que remetem à cultura do país.

A Origem do Dia da Rainha

Rainha Wilhemina e a, na época, Princesa Juliana

Em 1885, o dia 31 de agosto se tornou feriado nacional, entitulado Prinsessedag (Dia da Princesa), para homenagear o aniversário de cinco anos da Princesa Wilhemina. Quando ela foi nomeada rainha, com apenas dez anos, o feriado mudou de nome, tornando-se o Koninginnedag (Dia da Rainha). Ao transferir o trono para sua filha, a Princesa Juliana, Wilhemina também transferia a data do Koninginnedag, que se tornaria 30 de abril, aniversário da nova monarca. Após 32 anos como rainha, Juliana abdicou do trono em favor de sua filha, a Princesa Beatriz, que em homenagem à mãe, manteve o 30 de abril como data das celebrações do Koninginnedag.

Comemorações do Dia da Rainha em Castro

No dia 30 de abril é comemorado o Oranjefeest – Dia da Rainha, em Castro. A iniciativa é da Cooperativa Agroindustrial Castrolanda, e já acontece oficialmente desde 2000. As festividades começarão a partir das 11h, e serão realizadas na Rua da Moinho, em frente ao Memorial da Imigração Holandesa. Estão previstas apresentações de grupos folclóricos de dança e artistas circenses.

Uma novidade na Oranjefeest desse ano é o Concurso de Bicicletas Enfeitadas, promovido ela Comissão Oranje e a Cooperativa Castrolanda. Através de um desfile durante a Oranjefeest, o júri irá julgar a criatividade dos participantes. Foram sugeridos três temas: “Oranjefeest Dia da Rainha” e/ou “Os 60 anos de Castrolanda” e/ou “100 anos da Imigração Holandesa nos Campos Gerais”. As inscrições devem ser feitas com Christa Bouwman, pelo telefone (42) 3234-1352. O concurso foi desenvolvido para crianças de 3 a 14 anos, divididas nas seguintes categorias:

> 3 a 5 anos de idade

> 6 a 8 anos de idade

> 9 a 11 anos de idade

> 12 a 14 anos de idade

Oranjefeest em Castro


Programação12ª ORANJEFEEST

30 de Abril de 2011

 

11h00 – Abertura Oficial da Feira – Fanfarra da Escola Evangélica Castrolanda

 

11h00 – Abertura da Exposição de Pinturas

“Castrolanda Ontem e Hoje” – Memorial da Imigração Holandesa

11h15 – Concurso Bicicletas Enfeitadas – Categoria I e II

12h00“Boerenkoor”

12h30 – Grupo Folclórico Infantil EECC

13h30 – Grupo Folclórico Alemão Terra Nova

14h00 – Apresentação grupo “Taiko”

 

14h30 – Divulgação dos vencedores e entrega de prêmios do Concurso Bicicletas Enfeitadas – Categoria I e II

14h30 – Concurso Bicicletas Enfeitadas – Categoria III e IV

15h00 – Cia SuperAção

(grupo de dança)

 

15h30 – Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda

 

16h00 – Divulgação dos Vencedores e entrega de prêmios Concurso Bicicletas Enfeitadas – Categoria III e IV

16h00 – Sorteio da viagem Brasil / Holanda

Programação sujeita a alterações devido a imprevistos..

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support