Presença holandesa é lembrada em Paranapanema

 In Brasil Holanda, Noticias

As comemorações do Ano da Holanda no Brasil vão deixar um grande legado cultural para o país. Instituições museais estão sendo construídas ou reformadas em cidades com forte presença holandesa, com o objetivo de preservar e difundir a contribuição dos batavos para o desenvolvimento do Brasil. Além disso, monumentos alusivos à cultura holandesa também estão sendo erguidos, constituindo marcos turísticos nas localidades.

Em Paranapanema, região sudoeste do Estado de São Paulo, onde fica a colônia étnica de Campos de Holambra, a presença holandesa foi lembrada durante as comemorações dos 152 anos do município, no final de abril. Foram inaugurados um memorial e a ampliação do Museu das Posses.

O monumento é um mapa do Brasil em alumínio fundido, tendo um ponto marcando o município de Paranapanema, de onde sai alguns raios apoiando a bandeira da Holanda, que representa a colônia holandesa. O Museu das Posses conserva a história da colônia de Campos de Holambra, que foi fundada com a chegada dos pioneiros neerlandeses à área denominada Fazenda das Posses, em 1960.

A região de Paranapanema tem como principal atividade econômica a agropecuária e os holandeses e descendentes contribuem bastante para o setor. Com a atuação da Cooperativa Agroindustrial Holambra, fundada também em 1960, a colônia de Campos de Holambra é conhecida como Capital da Tecnologia Agrícola..

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.