Presença holandesa é lembrada em Paranapanema

 In Brasil Holanda, Noticias

As comemorações do Ano da Holanda no Brasil vão deixar um grande legado cultural para o país. Instituições museais estão sendo construídas ou reformadas em cidades com forte presença holandesa, com o objetivo de preservar e difundir a contribuição dos batavos para o desenvolvimento do Brasil. Além disso, monumentos alusivos à cultura holandesa também estão sendo erguidos, constituindo marcos turísticos nas localidades.

Em Paranapanema, região sudoeste do Estado de São Paulo, onde fica a colônia étnica de Campos de Holambra, a presença holandesa foi lembrada durante as comemorações dos 152 anos do município, no final de abril. Foram inaugurados um memorial e a ampliação do Museu das Posses.

O monumento é um mapa do Brasil em alumínio fundido, tendo um ponto marcando o município de Paranapanema, de onde sai alguns raios apoiando a bandeira da Holanda, que representa a colônia holandesa. O Museu das Posses conserva a história da colônia de Campos de Holambra, que foi fundada com a chegada dos pioneiros neerlandeses à área denominada Fazenda das Posses, em 1960.

A região de Paranapanema tem como principal atividade econômica a agropecuária e os holandeses e descendentes contribuem bastante para o setor. Com a atuação da Cooperativa Agroindustrial Holambra, fundada também em 1960, a colônia de Campos de Holambra é conhecida como Capital da Tecnologia Agrícola..

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support