Pedala Curitiba homenageia Ano da Holanda no Brasil

 In Noticias, Sustentabilidade

O Pedala Curitiba é promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, e é realizado periodicamente às terças-feiras. O objetivo do evento é promover o uso de bicicletas como meio de transporte e apresentá-la como opção de esporte. No dia 21 de junho, às 19h45 acontecerá o Pedala Curitiba em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil, e a concentração será na Praça Garibaldi, no Largo da Ordem. Em entrevista ao Parque Histórico de Carambeí, o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, conta detalhes sobre o Pedala Curitiba:

PHC: Há quanto tempo o Pedala Curitiba se tornou uma atividade periódica da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude?

Marcello Richa: A Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, desenvolve as atividades do Pedala Curitiba desde 2007. Na época os passeios eram realizados nas quintas-feiras e a partir deste ano, devido a questões de segurança e menor movimentação de trânsito, passaram a ser realizadas nas noites de terça-feira.

PHC: Como são escolhidos os trajetos de cada passeio e qual o apoio dado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude aos participantes?

MR: Os percursos são definidos de acordo com a distância, dificuldade do trajeto (subidas, declives, etc) e esforço físico necessário para o seu término. São divididos em três categorias: fácil (para ciclistas iniciantes), intermediário e difícil. Os percursos são sempre diferentes, no propósito de oferecer caminhos novos e estimular que os ciclistas conheçam diferentes regiões da cidade, e variam entre os níveis de dificuldade.

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude é responsável pela definição do percurso e, em conjunto com o Diretran e a Guarda Municipal, verifica a disponibilidade deste trajeto e organiza uma escolta para garantir a segurança dos ciclistas. Além disso, disponibiliza uma Kombi que segue os ciclistas para oferecer apoio técnico caso alguma bicicleta estrague e para oferecer carona para os ciclistas que tenham dificuldades para percorrer todo o percurso.

 

PHC: Qual a perspectiva da Secretaria para a edição do Pedala Curitiba em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil?

MR: A expectativa é reunir algo em torno de 200 ciclistas em um passeio de dificuldade fácil/intermediária de 12,4 quilômetros. Em comemoração ao Centenário da Imigração Holandesa e ao Ano da Holanda no Brasil, iremos sortear, em parceria com a Associação do Parque Histórico de Carambeí, uma bicicleta GTX M6. A idéia é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo programa, estimulando a prática de atividades físicas, o uso da bicicleta como meio de transporte e apresentando diferentes pontos da cidade para os participantes do passeio.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt