Pedala Curitiba homenageia Ano da Holanda no Brasil

 In Noticias, Sustentabilidade

O Pedala Curitiba é promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, e é realizado periodicamente às terças-feiras. O objetivo do evento é promover o uso de bicicletas como meio de transporte e apresentá-la como opção de esporte. No dia 21 de junho, às 19h45 acontecerá o Pedala Curitiba em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil, e a concentração será na Praça Garibaldi, no Largo da Ordem. Em entrevista ao Parque Histórico de Carambeí, o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, conta detalhes sobre o Pedala Curitiba:

PHC: Há quanto tempo o Pedala Curitiba se tornou uma atividade periódica da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude?

Marcello Richa: A Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, desenvolve as atividades do Pedala Curitiba desde 2007. Na época os passeios eram realizados nas quintas-feiras e a partir deste ano, devido a questões de segurança e menor movimentação de trânsito, passaram a ser realizadas nas noites de terça-feira.

PHC: Como são escolhidos os trajetos de cada passeio e qual o apoio dado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude aos participantes?

MR: Os percursos são definidos de acordo com a distância, dificuldade do trajeto (subidas, declives, etc) e esforço físico necessário para o seu término. São divididos em três categorias: fácil (para ciclistas iniciantes), intermediário e difícil. Os percursos são sempre diferentes, no propósito de oferecer caminhos novos e estimular que os ciclistas conheçam diferentes regiões da cidade, e variam entre os níveis de dificuldade.

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude é responsável pela definição do percurso e, em conjunto com o Diretran e a Guarda Municipal, verifica a disponibilidade deste trajeto e organiza uma escolta para garantir a segurança dos ciclistas. Além disso, disponibiliza uma Kombi que segue os ciclistas para oferecer apoio técnico caso alguma bicicleta estrague e para oferecer carona para os ciclistas que tenham dificuldades para percorrer todo o percurso.

 

PHC: Qual a perspectiva da Secretaria para a edição do Pedala Curitiba em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil?

MR: A expectativa é reunir algo em torno de 200 ciclistas em um passeio de dificuldade fácil/intermediária de 12,4 quilômetros. Em comemoração ao Centenário da Imigração Holandesa e ao Ano da Holanda no Brasil, iremos sortear, em parceria com a Associação do Parque Histórico de Carambeí, uma bicicleta GTX M6. A idéia é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo programa, estimulando a prática de atividades físicas, o uso da bicicleta como meio de transporte e apresentando diferentes pontos da cidade para os participantes do passeio.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support