Parque Histórico recebe selo ambiental por neutralização de carbono

 In Destaque, Noticias, Sustentabilidade

Buscando atuar sempre de maneira sustentável, o Parque Histórico de Carambeí (PHC) promoveu a neutralização do carbono emitido em suas atividades. Com o plantio de 3.000 árvores, a instituição recebeu o selo Carbono Neutro, concedido pelo Instituto de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. A certificação é entregue a instituições e pessoas que compensem sua própria geração de carbono.

Para o cálculo da quantidade de árvores a ser plantada, o Instituto Chico Mendes realizou estudos que identificaram quanto foi produzido de dióxido de carbono (CO2) pelas atividades do PHC. O resultado analisou a emissão de CO2 ocorrida nas atividades de construção do Parque e da Festa do Centenário da Imigração, quando houve grande movimentação na instituição.

O relatório apontou que o PHC emitiu 369,27 toneladas métricas de CO2, o que demandaria o plantio de aproximadamente 2.950 árvores, número que foi atingido em virtude das ações de conscientização ambiental que o Parque promove com estudantes de Carambeí.

Selo Carbono Neutro

A concessão do selo Carbono Neutro faz parte do Programa de Neutralização da Emissões de Carbono(PRONEC), criado há 3 anos pelo Instituto Chico Mendes. O PRONEC tem por finalidade apoiar e desenvolver uma série de ações de combate às mudanças climáticas globais, tanto pelo incentivo a criação de Reservas Particulares do patrimônio Natural (RPPNs), quanto pela quantificação, redução e compensação de emissões de gases de efeito estufa.

A metodologia utilizada pelo Instituto se chama “GHG Protocol” e foi desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) em associação com a World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).  A ferramenta é recomendada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão composto por cientistas de todo o mundo que produzem metodologias e relatórios de avaliação das Mudanças Climáticas.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt