Parque Histórico de Carambeí, por Letícia A. Nunes

 In Destaque, Noticias

Texto produzido pela aluna Letícia Aparecida Nunes, do 6° Ano, do Colégio Estadual Carlos Ventura, após visita ao Parque Histórico de Carambeí, através do projeto “Vamos Ler”. A redação de Letícia foi veiculada no Almanaque Imigrantes n° 18.

Patrimônio Histórico de Carambeí: Parque Histórico

Aluna: Letícia Aparecida Nunes | 6º Ano – Turma E

Nós, alunos da 5ª Série E, do Colégio Estadual Carlos Ventura, fomos selecionados para participar do projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã, e na disciplina de História trabalhamos o conteúdo sobre os 100 anos da Imigração Holandesa e a preservação da história e cultura local através do Parque Histórico de Carambeí. No dia 27 de abril de 2011, fomos visitar o Parque, onde aprendemos e vimos muitas curiosidades que nesse pequeno trecho contarei.

No Parque Histórico tem a Ponte da Integração, que de um lado representa 2011 e do outro lado, já dentro do parque, é 1911. Lá, visitamos a coleção de Borboletas, de Adolpho Los, a Estação Ferroviária, o Moinho de Cereais e a Casa do Colono.

Visitamos também a primeira igreja de Carambeí e, ao lado dela, um cemitério com sete túmulos. Seis desses túmulos simbolizam as primeiras famílias holandesas, e o outro simboliza todas as outras famílias que depois chegaram e fizeram a história Holandesa em Carambeí.

Conhecemos também uma casa com painéis para ver todo o processo de produção do leite, desde a fazenda até o consumidor final. Mas o que me chamou a atenção foi a escola, com carteiras de madeira e pequenas lousas com as quais os alunos escreviam. Já sobre os banheiros, os imigrantes holandeses achavam muita falta de educação banheiros dentro de casa, e os construíam para fora. Fomos na Casa da Memória e vimos muitas outras coisas interessantes, como o Museu de Tratores.”

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support