Hoje é celebrado o Dia do Agricultor

 In Cooperativismo, Destaque

O dia do agricultor é comemorado no dia 28 de julho, desde que o presidente Juscelino Kubitschek instituiu a data no ano de 1960. É uma homenagem a todos os agricultores do país, responsáveis por boa parte do PIB brasileiro e pelo alimento que chega às mesas do Brasil.

Antigamente, a agricultura praticada era de subsistência e o agricultor era nômade. Isso ocorria porque as técnicas de manejo do solo eram rudimentares e práticas invasivas, como as queimadas, eram comuns, desgastando o solo em pouco tempo. Quando o espaço deixava de ser produtivo, o agricultor o abandonava e partia em busca de novas áreas agricultáveis. Essa realidade mudou quando eles passaram a desenvolver formas de controlar as plantações, evitando que fossem destruídas. Os agricultores passaram a ter moradia fixa, e formaram as primeiras cidades, como no caso do Egito Antigo, que era cercado de cultivos ao redor do Rio Nilo.

Mas tudo isso ficou no passado, e atualmente o ramo da tecnologia agrícola apresenta novidades ao setor diariamente. Um exemplo disso é o Sistema de Plantio Direto, desenvolvido primeiramente nos Estados Unidos e implantado nos Campos Gerais pelo descendente de holandeses Franke Dijkstra, na década de 70.

A agricultura é um dos pontos fortes do Brasil, e sempre foi referência no exterior pela qualidade dos produtos agrícolas produzidos aqui. O setor agropecuário é responsável por 42% das exportações do país, contra 58% dos demais setores.

Não é a toa que o agricultor, responsável por todo esse desenvolvimento mereça um dia só para ele.

Obrigado Agricultor!

Fonte:

Canal do Produtor

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt