Hoje é celebrado o Dia do Agricultor

 In Cooperativismo, Destaque

O dia do agricultor é comemorado no dia 28 de julho, desde que o presidente Juscelino Kubitschek instituiu a data no ano de 1960. É uma homenagem a todos os agricultores do país, responsáveis por boa parte do PIB brasileiro e pelo alimento que chega às mesas do Brasil.

Antigamente, a agricultura praticada era de subsistência e o agricultor era nômade. Isso ocorria porque as técnicas de manejo do solo eram rudimentares e práticas invasivas, como as queimadas, eram comuns, desgastando o solo em pouco tempo. Quando o espaço deixava de ser produtivo, o agricultor o abandonava e partia em busca de novas áreas agricultáveis. Essa realidade mudou quando eles passaram a desenvolver formas de controlar as plantações, evitando que fossem destruídas. Os agricultores passaram a ter moradia fixa, e formaram as primeiras cidades, como no caso do Egito Antigo, que era cercado de cultivos ao redor do Rio Nilo.

Mas tudo isso ficou no passado, e atualmente o ramo da tecnologia agrícola apresenta novidades ao setor diariamente. Um exemplo disso é o Sistema de Plantio Direto, desenvolvido primeiramente nos Estados Unidos e implantado nos Campos Gerais pelo descendente de holandeses Franke Dijkstra, na década de 70.

A agricultura é um dos pontos fortes do Brasil, e sempre foi referência no exterior pela qualidade dos produtos agrícolas produzidos aqui. O setor agropecuário é responsável por 42% das exportações do país, contra 58% dos demais setores.

Não é a toa que o agricultor, responsável por todo esse desenvolvimento mereça um dia só para ele.

Obrigado Agricultor!

Fonte:

Canal do Produtor

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support