Curadoria do PHC apresenta artigo na CTCM

 em Noticias

Apesar de já contar com diversas alas concluídas, o Parque Histórico de Carambeí ainda está em fase de catalogação, difusão e digitalização do seu acervo. Por trás do aprimoramento e classificação desse material, existe uma grande equipe empenhada em manter viva a história através de objetos, documentos e fotos. Fábio André Chedid e Tarás Antônio Dilay são sócios da empresa Núcleo de Mídia e Conhecimento, que presta diversos serviços ao PHC, entre eles, o de curadoria cultural, auxiliando na catalogação do acervo.

Juntamente com o professor da UEPG, Niltonci Chaves, organizador dos livros da Coleção Imigrantes da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Chedid e Dilay inscreveram um artigo intitulado “O processo de organização, catalogação e digitalização do acervo documental da Casa da Memória de Carambeí/PR”, para a Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM).

A CTCM acontece de 13 a 15 de setembro, no Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE), com o tema “Tecnologia, digitalização, cultura e memória: Estratégias para preservação e acesso à informação”. A conferência é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade do Laboratório Liber/UFPE, do Instituto Holandês do patrimônio – Erfgoed Nederland, e do projeto Brasiliana USP.

O evento pretende debater a gestão de patrimônio cultural, o papel das instituições da área nas sociedades em rede,o impacto da digitalização sobre estas organizações, novos modelos de sustentabilidade e exploração adequada para o setor do patrimônio cultural e a influência das novas mídias na formatação dos conceitos reconstruídos do conhecimento. Buscando os mais qualificados profissionais da área para esse debate, a organização da Conferência selecionou os melhores artigos enviados para serem apresentados.

Para ler o artigo, clique aqui.

Confira a programação completa do evento!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt