Curadoria do PHC apresenta artigo na CTCM

 In Noticias

Apesar de já contar com diversas alas concluídas, o Parque Histórico de Carambeí ainda está em fase de catalogação, difusão e digitalização do seu acervo. Por trás do aprimoramento e classificação desse material, existe uma grande equipe empenhada em manter viva a história através de objetos, documentos e fotos. Fábio André Chedid e Tarás Antônio Dilay são sócios da empresa Núcleo de Mídia e Conhecimento, que presta diversos serviços ao PHC, entre eles, o de curadoria cultural, auxiliando na catalogação do acervo.

Juntamente com o professor da UEPG, Niltonci Chaves, organizador dos livros da Coleção Imigrantes da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Chedid e Dilay inscreveram um artigo intitulado “O processo de organização, catalogação e digitalização do acervo documental da Casa da Memória de Carambeí/PR”, para a Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM).

A CTCM acontece de 13 a 15 de setembro, no Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE), com o tema “Tecnologia, digitalização, cultura e memória: Estratégias para preservação e acesso à informação”. A conferência é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade do Laboratório Liber/UFPE, do Instituto Holandês do patrimônio – Erfgoed Nederland, e do projeto Brasiliana USP.

O evento pretende debater a gestão de patrimônio cultural, o papel das instituições da área nas sociedades em rede,o impacto da digitalização sobre estas organizações, novos modelos de sustentabilidade e exploração adequada para o setor do patrimônio cultural e a influência das novas mídias na formatação dos conceitos reconstruídos do conhecimento. Buscando os mais qualificados profissionais da área para esse debate, a organização da Conferência selecionou os melhores artigos enviados para serem apresentados.

Para ler o artigo, clique aqui.

Confira a programação completa do evento!

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt