Orquestra Philips abre turnê em Ponta Grossa

 In Brasil Holanda, Noticias

A Orquestra Sinfônica Philips estreou a turnê brasileira na noite deste domingo (9), em Ponta Grossa, no auditório principal do Cine-Teatro Ópera.

A série de concertos, que incluem ainda Curitiba e São Paulo, faz parte do calendário alusivo ao centenário da imigração holandesa no Paraná e ao ano da Holanda no Brasil e é uma realização da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), em parceria com a Copel.

Com um repertório variado, que circulou do Clássico Contemporâneo, Jazz e até MPB, a orquestra cativou a plateia já no início da apresentação quando executou a Trenzinho Caipira, do compositor brasileiro Heitor Villa Lobos. Ao final do show, acompanhada em pé e ao som de palmas, os músicos tocaram a Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Segundo o presidente da APHC, Dick de Geus, este é um evento para coroar as comemorações do centenário. “Nossos ancestrais, e a colônia holandesa, contribuíram muito para o desenvolvimento econômico de nosso Estado e não poderíamos deixar de destacar também a contribuição cultural, por isso trouxemos a orquestra para este que é um dos últimos momentos de nossos festejos”, disse.

Jairo Ferreira, diretor do Conservatório de Música de Ponta Grossa e da Orquestra Sinfônica do município, destacou o repertório executado e a emoção transmitida. “Percebe-se que os músicos tocaram com muito prazer e emoção, e isso deixou o concerto espetacular”, disse.

O maestro Jules van Hessen mostrou-se entusiasmado após o primeiro espetáculo e destacou a receptividade do público brasileiro. “Foi incrível, nos sentimos muito bem e gostamos muito das reações da plateia”, destacou.

Concertos – A orquestra ainda se apresenta nesta segunda-feira (10) em Ponta Grossa, depois segue para Curitiba onde tocará no Teatro Guaíra na quarta-feira (12) e na Sala São Paulo, em São Paulo, no próximo domingo (16)

Orquestra – A Orquestra Philips foi fundada em 1930, por Frits Philips, na cidade holandesa de Eindhoven, com o nome de “Elio Fide”. Apenas em 1995 o nome atual, “Philips Symfonie Orkest”, passou a ser utilizado em apresentações. Os últimos anos marcaram positivamente a história da Orquestra, quando em 1995 foi a primeira sinfônica holandesa a se apresentar em Pequim e realizou vários concertos em Bangkok e Tailândia, além de sair em turnê pela Itália. A Orquestra conta com um corpo de cem integrantes de diferentes idades.

 

 Texto: Ari Lemos

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support