PHC conclui turnê da Orquestra Sinfônica Philips na Sala São Paulo

 In Brasil Holanda, Destaque

A última apresentação da Orquestra Sinfônica Philips, em homenagem ao centenário da imigração holandesa ao Brasil aconteceu no domingo, 16, na Sala São Paulo.

A melhor sala de concerto da América Latina recebeu os músicos, e brindou o público que venceu a chuva matutina de domingo, com Villa-Lobos, Dvorák e Rimsky-Korsakov. Ao final o maestro Jules Van Hessen conduziu “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso que recebeu efusivos aplausos da platéia.

Para o diretor da Orquestra, Sitse Hoogeboom, “foi emocionante tocar com a acústica desta bela sala de concerto”.

A Associação do Parque Histórico de Carambeí  procurou disponibilizar as melhores condições para que os músicos se sentissem acolhidos em nosso país e participantes de um momento único nas relações entre Brasil e Holanda. Certamente,  as três salas utilizadas para turnê; Teatro Ópera, Teatro Guaíra e Sala São Paulo, qualificaram exponencialmente as apresentações da Orquestra.

Além das apresentações em Ponta Grossa, Curitiba e São Paulo, os músicos receberam uma programação turística que os levou da costa leste à costa oeste do estado do Paraná. As visitas  à Guaratuba e Morretes aconteceram antes das apresentações,  como descanso pela viagem. Já o passeio até as Cataratas do Iguaçu coroou os concertos de Ponta Grossa e Curitiba e preparou os visitantes para o grande final, em São Paulo.

No teatro Ópera de Ponta Grossa, ponto de partida, duas apresentações. A primeira, oferecida pelo Parque Histórico de Carambeí, a toda municipalidade e a segunda,  no Décimo Encontro Festivo da Batavo Cooperativa Agroindústrial.

Em Curitiba, o concerto teve destaque especial pela Câmara Municipal, que ofereceu diplomas de louvor e congratulações à APHC e a Embaixada da Holanda no Brasil, como reconhecimento aos imigrantes holandeses pela decisiva contribuição no desenvolvimento do Paraná. No programa, o destaque especial da orquestra para o “Trenzinho Caipira” de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros.

Finalizando com São Paulo, onde os músicos puderam exercer todo seu virtuosismo, na certeza que estavam tocando em um dos três melhores ambientes acústicos para orquestras do mundo.

 

Veja as fotos da turnê!

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support