Representantes das cooperativas participam de Conferência Paranaense

 In Clipping, Cooperativismo

A I Conferência Paranaense do Trabalho Decente, realizada em Curitiba na sexta-feira (25/11) e sábado (26/11), reuniu em torno de 500 pessoas, entre representantes do governo, trabalhadores e dos empregadores. O Sistema Ocepar participou do evento com cerca de 50 delegados. Na oportunidade, foram eleitos os delegados paranaenses que vão representar o Estado na Conferência Nacional, de 2 a 5 de maio de 2012, em Brasília (DF), entre eles estão os advogados da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) Anderson Lechechen e Lusia Massinhan, e o diretor administrativo da Cooperativa de Transporte e Logística de São José dos Pinhais (Cooperlog), Jean Carlos Ruthes.

 

Promoção – A Conferência Estadual foi promovida pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Grupo Executivo do Trabalho Decente e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. Antes dela, foram realizadas seis conferências regionais preparatórias, entre os meses de setembro e outubro, nas cidades de Pato Branco, Cascavel, Maringá, Londrina, Caiobá e Ponta Grossa, com a participação de duas mil pessoas.

 

Propostas – Durante os eventos, várias propostas foram discutidas de acordo com os eixos: princípios e direitos fundamentais do trabalho; proteção social; trabalho e emprego e fortalecimento do tripartismo e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrática, com o objetivo de apontar ações para melhorar as relações de empregados e empregadores, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, à exploração do trabalho infantil e à erradicação da pobreza extrema e do trabalho análogo ao escravo.

 

Acordo – “Essa iniciativa é resultado de um acordo firmado entre o Brasil e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e deve resultar em um documento que irá nortear a elaboração das normas que vão regulamentar as relações de trabalho no país”, explica o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa.

 

Fonte:

Informe Diário nº 2727 – OCEPAR

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support