Castrolanda comemora seus 60 anos

 In Destaque, Noticias

A diretoria da Associação do Parque Histórico de Carambeí participou da solenidade de abertura das comemorações do aniversário de 60 anos da comunidade de Castrolanda, distrito Castro, nesta quarta-feira (30). Um calendário de atividades culturais, shows, gincana e demais atrações se estende até o próximo dia 18.

A Castrolanda foi a segunda colônia desta etnia a se estabelecer no Paraná. Neste ano, em abril, foi comemorado também o Centenário da Imigração Holandesa em nosso Estado. “Com a chegada dos novos imigrantes Holandeses conseguimos um fortalecimento muito grande no cooperativismo no Paraná, principalmente em nossa região”, explicou o presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), Dick Carlos de Geus.

“Nossos ancestrais esperavam um futuro melhor para as próximas gerações quando vieram para o Brasil, mas creio que nunca imaginaram que eles ajudariam a transformar esta região em uma das mais produtivas e de melhor qualidade de leite no país”, disse o presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg.  Durante seu discurso, ele demonstrou gratidão ao povo brasileiro pela acolhida e ressaltou que para alcançar o patamar em que hoje se encontra a Cooperativa, ela contou com o trabalho árduo de muitos imigrantes e de brasileiros.

O presidente da Associação Cultural Brasil – Holanda, Koob Petter, enfatizou esta parceria a que se referiu Borg e a classificou como uma integração vitoriosa. “Para nós [descendentes dos imigrantes] esta data e o que ela significa é motivo de grande satisfação”, disse. “Ficamos agradecidos pela hospitalidade e pelas parcerias desenvolvidas”, afirmou.

Aproveitando a data festiva, alguns produtos como a Revista Castrolanda, o Atlas Ambietal de Castro e o livro de culinária “Delícias da Holanda na Castrolanda” foram lançados. Participaram da solenidade o cônsul honorário da Holanda no Paraná, Robert Ruijter, o vice-presidente da APHC, Gaspar de Geus, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support