Castrolanda comemora seus 60 anos

 In Destaque, Noticias

A diretoria da Associação do Parque Histórico de Carambeí participou da solenidade de abertura das comemorações do aniversário de 60 anos da comunidade de Castrolanda, distrito Castro, nesta quarta-feira (30). Um calendário de atividades culturais, shows, gincana e demais atrações se estende até o próximo dia 18.

A Castrolanda foi a segunda colônia desta etnia a se estabelecer no Paraná. Neste ano, em abril, foi comemorado também o Centenário da Imigração Holandesa em nosso Estado. “Com a chegada dos novos imigrantes Holandeses conseguimos um fortalecimento muito grande no cooperativismo no Paraná, principalmente em nossa região”, explicou o presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), Dick Carlos de Geus.

“Nossos ancestrais esperavam um futuro melhor para as próximas gerações quando vieram para o Brasil, mas creio que nunca imaginaram que eles ajudariam a transformar esta região em uma das mais produtivas e de melhor qualidade de leite no país”, disse o presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg.  Durante seu discurso, ele demonstrou gratidão ao povo brasileiro pela acolhida e ressaltou que para alcançar o patamar em que hoje se encontra a Cooperativa, ela contou com o trabalho árduo de muitos imigrantes e de brasileiros.

O presidente da Associação Cultural Brasil – Holanda, Koob Petter, enfatizou esta parceria a que se referiu Borg e a classificou como uma integração vitoriosa. “Para nós [descendentes dos imigrantes] esta data e o que ela significa é motivo de grande satisfação”, disse. “Ficamos agradecidos pela hospitalidade e pelas parcerias desenvolvidas”, afirmou.

Aproveitando a data festiva, alguns produtos como a Revista Castrolanda, o Atlas Ambietal de Castro e o livro de culinária “Delícias da Holanda na Castrolanda” foram lançados. Participaram da solenidade o cônsul honorário da Holanda no Paraná, Robert Ruijter, o vice-presidente da APHC, Gaspar de Geus, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt