Hoje é o Dia do Imigrante no Brasil

 In Destaque, Noticias

O Dia do Imigrante no Brasil é comemorado no dia 1º de dezembro. Esta é então uma singela homenagem àqueles, muitas vezes desbravadores, que ajudaram a formar o Brasil que conhecemos.

De maneira geral, as pessoas que vieram para o Brasil antes da independência são tidos como colonizadores e os demais, ou seja, após 1822 são os imigrantes. Logo, a imigração no Brasil teve início no século XIX, acentuando-se no século XX em parte devido aos conflitos, como a primeira e segunda Guerras Mundiais, e seus desdobramentos.

Americanos, alemães, árabes, bolivianos, coreanos, espanhóis, finlandeses, holandeses, italianos, japoneses, judeus, lituanos, poloneses, portugueses, suíços e tchecos compõem a maioria da origem dos imigrantes que acharam no Brasil seu lar (veja fluxo imigratório).

Holandeses – A ligação dos holandeses com o Brasil remete a cerca de 400 anos, quando Mauricio de Nassau esteve na região Nordeste do país. No Paraná, a chegada desta etnia alcançou em 2011 os 100 anos. De lá para cá eles auxiliaram na implantação do cooperativismo no país e no desenvolvimento do Paraná e dos Campos Gerais.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt