Imigrantes holandeses comemoram 100 anos da chegada ao Brasil

 In Brasil Holanda, Clipping

Carambeí, antigo distrito de Ponta Grossa, no Paraná, tem hoje cerca de 20 mil habitantes, um parque industrial agropecuário bem ativo e, como marca registrada, os graciosos moinhos, que funcionam como estandartes holandeses enfeitando os também graciosos e produtivos Campos Gerais do Paraná.

Mas, 100 anos atrás, a única promessa de civilização eram os trilhos da estrada de ferro. A companhia colonizadora anunciava na Europa a venda de lotes na área e foi assim que, no começo do século XX, os holandeses voltaram a ter interesse pelo Brasil.

No sudoeste da Holanda, a 100 quilômetros de Amsterdã, a cidadezinha de s-Gravendeel é um lugar tranquilo, mas que, porém, não é nada difícil encontrar parentes da família que agora vive no Brasil, os De Gueus.

A lista dos parentes da família De Gueus não para de crescer e nunca está completa, pois a emigração se deu para vários lugares. Atualmente, o sobrenome se espalha para uma dúzia de países.

 

 

Para ler na íntegra e assistir ao vídeo, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support