Campos Gerais: um Paraná a ser conhecido

 In Clipping

Uma das regiões mais bonitas, ricas e agradáveis do Sul do país fica no Paraná: os Campos Gerais. É ali que está localizada, por exemplo, Castro, “a Capital do Leite”, um dos 26 municípios da região, que produz cerca de 180 milhões de litros por ano.
No que depender, no entanto, do Parque Histórico de Carambeí, fundado em 2011, quando foram comemorados 100 anos da imigração holandesa ao Brasil, isso vai mudar. Nele, que já está sendo considerado o maior museu a céu aberto do Brasil, é possível conhecer um pouco da história não só da produção do leite, mas muitas outras características da região. Principalmente a colonização holandesa a partir do início do século XX.

Os Campos Gerais ficam no segundo planalto paranaense, na porção meso-oriental, há cerca de 100 km da capital, Curitiba, e lá estão alguns dos maiores agropecuaristas do estado e do país. A região, com cerca de 700 mil habitantes numa área de quase 22 mil quilômetros quadrados, destaca-se também na área industrial e no extrativismo de xisto e do cal.

Segundo o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), os Campos Gerais são responsáveis também pelo Paraná ter sido o primeiro estado brasileiro a atingir, em 2010, sete dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

 

Para ler na íntegra, clique aqui.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support