Embrapa apresenta tecnologias em feira, no Paraná

 In Clipping, Sustentabilidade

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está presente com 16 unidades de pesquisas no Show Rural, em Cascavel (PR), um dos principais eventos de tecnologia em agropecuária do país . Agregação de Valor ao Produtor, Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e Sustentabilidade estão entre os temas principais discutidos pela empresa na feira. As atividades iniciaram na segunda-feira, 6, com a abertura oficial do evento, e se estendem até sexta-feira, dia 10.

A vitrine de tecnologias da Embrapa apresenta variedades de sorgo, milho, soja, feijão e forrageiras desenvolvidas pela empresa. Entre as novidades apresentada pela empresa nesse ano, a Estação do Conhecimento. O projeto é realizado em uma tenda onde são apresentadas palestras com orientações práticas aos produtores. Temas como a recuperação de pastagens degradadas, forrageiras na integração lavoura-pecuária, produção de minimilho e manejo integrado de pragas na cultura da soja estão inseridos na programação.

No espaço Casa da Embrapa, os visitantes também conhecem as tecnologias apresentadas e recebem orientações de como acessar as informações tecnológicas produzidas pela empresa de maneira gratuita, por meio da agência de informação e infoteca. Além disso, mais de 190 títulos estão à venda na livraria da vinculada.

Tecnologias

Uma das técnicas apresentadas pela Embrapa é o projeto “Florestas energéticas na matriz da agroenergia brasileira”. Uma maquete mostra desde a origem da matéria-prima florestal na propriedade, até seus usos em forma de biocombustível. O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Ilpf) é outro assunto tratado pela vinculada. A Embrapa Florestas mostra o manejo da floresta no sistema. Além disso, apresenta os softwares que auxiliam na simulação de cenários e avaliação do rendimento futuro das florestas.

Tecnologias que contribuam para a produção agropecuária com baixa emissão de carbono são mostradas pela Embrapa Suínos e Aves. Na lista está o Biodigestor, uma tecnologia que agrega valor ao dejeto e oferece benefícios ambientais. A técnica permite que o produtor gere energia por meio do biogás e biofertilizante para uso na lavoura.

Insetos que podem ser usados no controle biológico de pragas são apresentados pela unidade Milho e Sorgo. Espécies de parasitóides e predadores podem evitar que doenças provoquem danos às plantas. A Embrapa Soja, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Transferência de Tecnologia, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Mandioca e Fruticultura também apresentam suas tecnologias no evento.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support