Empresas fazem a sua parte em questões ligadas ao Meio Ambiente
O Brasil, este ano, estará na mira do planeta. E não é para menos. O País abrigará a Rio+20, forma como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, em junho. Há exatos vinte anos, essa mesma cidade realizou outra conferência da ONU, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Na ocasião o encontro ficou conhecido como Cúpula da Terra e ECO-92.
Por essas e por outras, a questão do verde desponta como um divisor de águas entre as nações. E hoje, mais do que nunca, não dá para dissociar a produção industrial, de bens e serviços, de atitudes que contemplem a preservação ambiental. A Terra é a nave da humanidade e se ela não for devidamente cuidada, muito pouco restará a fazer num futuro próximo. Que o diga o já gritante aquecimento global.
Neste universo vário, o Brasil se destaca por uma biodiversidade ímpar, que abriga florestas de importância mundial, caso da Amazônia, e a quase “desaparecida” Mata Atlântica (restou pouco mais de 7% de sua cobertura original), um bioma “exclusivo” (endêmico) desta terra tupiniquim, que ninguém nem sonha em ter semelhante. Para quem já faz a diferença, não é difícil entender a importância da preservação. Por isso separamos exemplos de Atitudes Verdes de empresas que têm, com esta postura, algo a dizer ao mundo. Semanalmente vamos apresentar de que maneira elas se inserem neste contexto. O exemplo de hoje vem da Tetra Pak.O peixe-boi, animal dócil, é presa fácil de pescadores e, por isso mesmo, está ameaçado, quase à beira da extinção. E só há um jeito de reverter essa situação: fazer a conscientização da população ribeirinha sobre a sua importância. Foi por essa razão que a empresa Tetra Pak bancou, no mês passado, uma expedição de educação ambiental pelo Rio Uatumã, afluente da margem Norte do Rio Amazonas (AM).