O que pode ser reciclado e a cultura dos 3 R's

 em Clipping, Sustentabilidade

A reciclagem não é só preocupação dentro de nossas casas. Ela já está na pauta também nas grandes empresas. Prova disso é o site Rota da Reciclagem, criação da empresa Tetra Pak para conscientizar a população sobre o tema. Nele, é possível encontrar pontos de coleta seletiva para embalagens longa vida e outros materiais. Devido ao alto número de visitas – 16 mil por mês – a marca acaba de lançar um aplicativo com a mesma função, para usuários de iPhone e iPad, que pode ser baixado na Apple Store.

Esse crescente número, mais o surgimento de sites, ONGs e institutos que prezam pelo meio ambiente só provam que a preocupação das pessoas está aumentando a cada dia. Mesmo assim, as dúvidas ainda existem. Por exemplo, você sabe dizer quais dos materiais a seguir podem ser reciclados: embalagens metalizadas, espumas, clips, espelhos, vidros pirex e similares? Se você respondeu algum deles, errou feio. A resposta é nenhum! Então, entre nesse mundo verde agora:

 

A cultura dos 3 Rs

Principalmente nas grandes cidades, não temos mais onde colocar todo o lixo produzido. Por isso, reciclar, reutilizar e reduzir o consumo é tão importante. “Ao reciclar papel, evitamos que árvores sejam cortadas”, exemplifica Ana Maria Domingues Luz, ambientalista, mestre em ciência ambiental e presidente da ONG Instituto GEA Ética e Meio Ambiente. Anote aí:

· Reduzir: consumir menos para evitar o desperdício. “Preste atenção no excesso de embalagens e dê preferência às recicláveis”, ensina a diretora executiva do Instituto Recicle, Dinah Lessa.

· Reutilizar: aproveite ao máximo os materiais, antes de descartá-los. “Reutilize um vidro de maionese para guardar parafusos ou algodão, use sempre os dois lados do papel e produza artesanatos com materiais recicláveis”, diz Dinah.

· Reciclar: Deve ser sempre a última alternativa diante dos 3 Rs pois, como processo industrial, embora em quantidade inferior, também utiliza recursos naturais (água e energia) em seu processo.

 

Descubra o que pode e o que não pode ser reciclado:

 

Papel

Pode ser reciclado: papel, papelão, jornais, revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas de papelão, fotocópias, cartolinas.

Não pode ser reciclado: etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, fotografias.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt