Cooperativas serão destaque em 2012

 In Clipping, Cooperativismo

Pela importante atuação nas áreas de segurança alimentar e redução da pobreza, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Com o slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”, as três agências irão trabalhar em 2012 dando suporte ao segmento. Entre as ações programadas estão: auxiliar a formação de redes que permitam aos agricultores reunir ativos e competências para superar barreiras de mercado e outras limitações; e investir no diálogo com os governos e a sociedade civil para a implementação de políticas que levem em consideração as necessidades de homens e mulheres no campo.

O apoio da ONU se deve ao grande destaque das cooperativas no seu trabalho social e no cenário econômico mundial. De acordo com a ONU, as cooperativas beneficiam diretamente o pequeno agricultor, ao aumentar seu poder de negociação e a capacidade de compartilhar recursos. Sua atuação no cenário econômico também merece evidência: Em 2008, as 300 maiores cooperativas do mundo movimentaram cerca de um trilhão de dólares. No Brasil, as cooperativas foram responsáveis por 37,2% do PIB agrícola e de 5,4% do PIB nacional em 2009, garantindo cerca de 3,6 bilhões de dólares em exportações.

A ONU disponibiliza mais informações em seu site e o Sistema OCB também compartilha informações no site do Ano Internacional das Cooperativas

Texto extraído do site Gazeta do Povo, disponível no link.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt