Cooperativas serão destaque em 2012

 em Clipping, Cooperativismo

Pela importante atuação nas áreas de segurança alimentar e redução da pobreza, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Com o slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”, as três agências irão trabalhar em 2012 dando suporte ao segmento. Entre as ações programadas estão: auxiliar a formação de redes que permitam aos agricultores reunir ativos e competências para superar barreiras de mercado e outras limitações; e investir no diálogo com os governos e a sociedade civil para a implementação de políticas que levem em consideração as necessidades de homens e mulheres no campo.

O apoio da ONU se deve ao grande destaque das cooperativas no seu trabalho social e no cenário econômico mundial. De acordo com a ONU, as cooperativas beneficiam diretamente o pequeno agricultor, ao aumentar seu poder de negociação e a capacidade de compartilhar recursos. Sua atuação no cenário econômico também merece evidência: Em 2008, as 300 maiores cooperativas do mundo movimentaram cerca de um trilhão de dólares. No Brasil, as cooperativas foram responsáveis por 37,2% do PIB agrícola e de 5,4% do PIB nacional em 2009, garantindo cerca de 3,6 bilhões de dólares em exportações.

A ONU disponibiliza mais informações em seu site e o Sistema OCB também compartilha informações no site do Ano Internacional das Cooperativas

Texto extraído do site Gazeta do Povo, disponível no link.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt