A importância do investimento na qualidade do algodão

 em Clipping

Hans Joerg Rueckriem, consultor de Qualidade e Marketing, comenta a importância do investimento na qualidade da fibra do algodão para o fomento da cadeia produtiva 

De que forma pragas como o pulgão e a mosca branca comprometem a qualidade da fibra do algodão?
Ambas as pragas costumam contaminar a pluma do algodão com seu excremento, fator que ocasiona um dos maiores problemas para a produtividade e a qualidade da cultura – a pegajosidade. E, em altos níveis de infestação, este problema pode provocar a parada total da fiação. Por isso, recomenda-se o controle na fase inicial e final da produção, já que nessas ocasiões ocorrem os principais danos.

Como garantir mais produtividade e qualidade à safra?
Por meio de boas práticas agrícolas, que incluem o manejo adequado das plantações e o acompanhamento técnico durante todo o período de cultivo. Vale ressaltar que a escolha da variedade de algodão a ser plantado também influencia significativamente no alcance de uma fibra de alta qualidade, assim como o uso de herbicidas e reguladores de crescimento na pré-colheita.

Em termos de diferenciais competitivos, quais são os ganhos obtidos por produtores que participam de iniciativas como o Programa Qualidade Algodão da Bayer CropScience?
O Programa Qualidade Algodão da Bayer CropScience tem como principal objetivo incentivar a busca pela alta qualidade da fibra, garantir soluções inovadoras para o manejo de pragas e doenças, fornecer acompanhamento técnico e, consequentemente, oferecer ao produtor diferenciais competitivos e maior rentabilidade no momento da comercialização para a indústria, tanto no mercado interno como externo.

Como esse tipo de investimento pode impulsionar a cadeia produtiva?
Os cotonicultores inseridos no Programa Qualidade Algodão Bayer CropScience não só contam com o apoio da empresa durante a produção, mas também na interface com empresas que buscam qualidade superior da fibra durante a comercialização. A iniciativa fomenta o valor agregado à cadeia produtiva e todos ganham – o produtor em rentabilidade, a indústria e o consumidor em mais qualidade.

Qual a sua avaliação sobre o atual cenário brasileiro do algodão?
Estamos com condições de mercado superiores as médias dos últimos 20 anos e o momento que a cultura vem passando favorece grandes oportunidades de negócios. Perspectivas positivas somadas às boas práticas agrícolas, investimentos em tecnologia e em soluções que garantam mais produtividade e com excelência na qualidade, certamente contribuirão para a evolução deste mercado que ganha cada vez mais importância no País.

 

Fonte:

Agrolink

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt