Arquitetos holandeses criam mapa de oportunidades para São Paulo

 In Brasil Holanda, Clipping

A 5ª Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã (5th IABR), a ser realizada neste ano, na Holanda, tem como tema Making City e como premissa a ideia de que nosso futuro é o futuro das cidades. Trata-se de uma Bienal menos contemplativa e mais propositiva, que busca a articulação de instituições públicas, agentes interessados, projetistas e cidadãos para repensar e desenvolver novas práticas e métodos de se fazer a cidade.

Para testar ativamente essas ideias, a IABR desencadeou três “test sites”: Roterdã, Istambul e São Paulo. O Test Site São Paulo foca na região do Cabuçu de Cima, nos distritos de Jaçanã e Tremembé (Zona Norte), tem como curador local o escritório de arquitetura e urbanismo MMBB Arquitetos e como principal parceiro a Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB).

Um dos desdobramentos deste trabalho é um mapa de oportunidades, desenvolvido pelo escritório de arquitetura holandês Fabric em parceria com o escritório curador, MMBB, e apresentado na última semana em São Paulo, na Casa das Caldeiras. Trata-se de um mapa que extrapola os limites do Cabuçu de Cima, pensando estratégias programáticas para a zona buffer entre a Reserva da Cantareira e a área urbanizada da metrópole, por onde passará o trecho norte do Rodoanel.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support