Holanda vende gestão de águas com verve

 In Brasil Holanda, Clipping

A Holanda quer ter um papel de liderança mundial na proteção sustentável de deltas de rios em regiões baixas. Pelo menos dez países planejam utilizar a abordagem holandesa, de acordo com informações divulgadas esta semana no 6º Fórum Mundial da Água em Marselha, na França.

O encontro sobre gestão de água, que acontece a cada três anos, vai até quinta-feira. A Holanda espera receber cartas de intenção de cerca de dez países para trabalhar com sua abordagem em regiões de deltas.

Por enquanto, já há compromissos para bacias em Moçambique, África do Sul, Malauí, Benin e Coreia do Sul. E ainda se espera que Tailândia e Egito entrem neste grupo.

A Holanda vende sua política de manejo de água com verve. Sybe Schaap, presidente da Netherlands Water Partnership (cooperação entre empresários e cientistas para promover o conhecimento holandês de gestão de águas no exterior):

“Somos muito bons no que chamamos de abordagem integral: reúne-se todos os aspectos do manejo de água e tenta-se executar um conceito. A qualidade da água, por exemplo, é ligada à proteção contra inundações e outras coisas. Como acontece aqui na Holanda no programa ‘Ruimte voor de Rivier’ (espaço para o rio).”

Inundações
Com isso Schaap se refere ao programa holandês para dar aos rios mais leito para seu fluxo. Assim, serão evitadas inundações no futuro. O manejo integral de água inclui a construção de diques e barragens, irrigação e extração de água, mas também questões organizacionais e até mesmo leis, diz Schaap.

“Na Indonésia estamos há vários anos envolvidos com a adaptação da legislação para chegar a uma boa política de manejo de água. Então também são observados os extratos que temos aqui na Holanda. Além do governo central, os governos regionais também são responsáveis pela gestão da água.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt