APHC renova parceria de sucesso com o Vamos Ler

 In Destaque, Noticias

Alunos atendidos pelo Projeto Vamos Ler participam do plantio de árvores no PHC

 

A Associação do Parque Histórico de Carambeí renovou a parceria com o Projeto Vamos Ler, Programa Jornal e Educação (PJE) do Jornal da Manhã. Desde 2010 a APHC contribui com o projeto, já que ele não tem fins lucrativos e se mantém através da iniciativa privada. Para o curador do Parque Histórico de Carambeí, Fábio André Chedid a educação patrimonial é o principal benefício da parceria. “De forma organizada e com ações bem pensadas, conseguimos discutir a importância do tema com os alunos e tivemos um retorno muito positivo”, avalia.

Anteriormente os alunos das escolas de Carambeí recebiam junto com o jornal o Almanaque Imigrantes, periódico mensal do PHC, que difundia a cultura e costumes dos imigrantes holandeses dos Campos Gerais. Este ano uma revista semestral contemplará o projeto.

O PHC recebeu inúmeras visitas de escolas atendidas pelo Vamos Ler, realizou ações ambientais com os alunos, distribuiu kits educativos na Semana do Meio Ambiente, promoveu duas edições do Cinearte e o concurso de redação sobre o parque ‘Museu e Memória’, que premiou duas alunas da rede pública de ensino de Carambeí com um Ipod. “As redações foram muito impactantes, emocionantes mesmo, porque isso manifestou nos alunos a vontade de se expressar sobre esse aprendizado”, ressalta Chedid sobre o concurso Museu e Memória.

 

 

Projeto Vamos Ler

O Projeto Vamos existe desde 2008, e está presente em Ponta Grossa, Carambeí, Telêmaco Borba  e Irati, atendendo mais de 30 mil alunos do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ao terceiro do Ensino Médio.

O principal objetivo do programa é aproximar o conhecimento proveniente dos livros às experiências, informações e acontecimentos do dia-a-dia, informando os alunos sobre a sociedade em que eles vivem e assim, auxiliando no exercício da cidadania. “O Projeto Vamos Ler não está apenas preocupado com o incentivo à leitura, mas também com a formação do cidadão e toda uma bagagem histórica e cultural que ele carrega”, esclarece Talita Moretto, coordenadora pedagógica do projeto.

Em apenas cinco anos de existência o projeto já alcançou reconhecimento nacional e internacional, através da conquista de três importantes prêmios em parceria com as escolas que atende. Em 2010, obtiveram com a Escola Municipal Fulton de Macedo, o Premio Mundial para Jornal Escolar sobre Liberdade de Imprensa concedido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). Em 2011, os alunos do Sesi Ponta Grossa ganharam o primeiro Concurso Nacional de Jornais Escolas, também sobre liberdade de imprensa, e no mesmo ano o Projeto Vamos Ler obteve Menção Especial no Prêmio Mundial Novos Leitores (Young Readers Prize), na categoria ‘Mobile’, pelo incentivo do uso consciente do celular na educação.

 

Acompanhe o Vamos Ler:

Site – www.vamoslerjornaldamanhã.com.br  

Facebook – Projeto Vamos Ler 


Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt