História holandesa mostra importância da mobilização social
A Holanda é certamente uma das referências mundiais em uso das bicicletas como meio de transporte. Hoje, metade da população do país utiliza as magrelas cotidianamente para ir e vir do trabalho, escola etc., favorecidos por uma malha de ciclovias que atravessa o país. Mas isso nem sempre foi assim. O vídeo abaixo, produzido pelo blog Bicycle Dutch, mostra um resumo dos processos que levaram os holandeses a optarem pelo investimento nas bicicletas como meio de transporte em detrimento dos carros.
Segundo o vídeo, as bicicletas eram largamente utilizadas pelos holandeses antes da popularização dos carros, que acontece após a Segunda Guerra Mundial. Com a reconstrução do país e o ciclo econômico positivo que movimentou a Europa, a renda média dos holandeses cresceu 22% entre 1948 e 1970. Com o aumento do poder aquisitivo, aumentaram também os carros nas ruas, especialmente a partir do final da década de 1950.
Com isso, muitos governos removeram ciclovias, prédios foram demolidos, praças se tornaram estacionamentos, tudo para abrir espaço para mais carros. A distância diária percorrida pelo holandês aumentou de 3,9 km em 1957 para 23,2 km em 1975, modificando a relação da população com as cidades.