História holandesa mostra importância da mobilização social

 In Brasil Holanda, Clipping

A Holanda é certamente uma das referências mundiais em uso das bicicletas como meio de transporte. Hoje, metade da população do país utiliza as magrelas cotidianamente para ir e vir do trabalho, escola etc., favorecidos por uma malha de ciclovias que atravessa o país. Mas isso nem sempre foi assim. O vídeo abaixo, produzido pelo blog Bicycle Dutch, mostra um resumo dos processos que levaram os holandeses a optarem pelo investimento nas bicicletas como meio de transporte em detrimento dos carros.

Segundo o vídeo, as bicicletas eram largamente utilizadas pelos holandeses antes da popularização dos carros, que acontece após a Segunda Guerra Mundial. Com a reconstrução do país e o ciclo econômico positivo que movimentou a Europa, a renda média dos holandeses cresceu 22% entre 1948 e 1970. Com o aumento do poder aquisitivo, aumentaram também os carros nas ruas, especialmente a partir do final da década de 1950.

Com isso, muitos governos removeram ciclovias, prédios foram demolidos, praças se tornaram estacionamentos, tudo para abrir espaço para mais carros. A distância diária percorrida pelo holandês aumentou de 3,9 km em 1957 para 23,2 km em 1975, modificando a relação da população com as cidades.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support