Cooperativismo na Escola: educadores passam por capacitação

 In Clipping, Cooperativismo

Encerrou na quarta-feira (11) a jornada de 24 horas de capacitação dos educadores envolvidos no projeto Cooperativismo na Escola. Os três dias de capacitação, que iniciaram na segunda-feira (9) foram realizados no auditório da Escola de Governo, em Toledo.

O projeto piloto foi lançado no mês passado no município e foi implantado em quatro escolas municipais – sendo duas da zona urbana e duas da zona rural – e no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). As escolas beneficiadas serão: André Zenêre, localizada no Jardim América, Anita Garibaldi, do Jardim Europa, Oswaldo Cruz, em Vila Nova, e Miguel Dewes, no distrito de Dez de Maio.

Esta capacitação foi a primeira etapa de três que serão realizadas ao longo do ano, segundo afirmou a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Eliana de Fátima Buzin. “O projeto Cooperativismo na Escola tem ênfase no Programa Cooperjovem, que atende crianças e adolescentes. Esta primeira etapa de capacitação teve por objetivo conhecer o programa e planejar as ações que serão desenvolvidas a cerca do projeto”, disse. A segunda etapa contempla uma nova rodada de discussão sobre o trabalho a ser desenvolvido e esclarecimentos. A terceira e última etapa será de avaliação de todos os trabalhos.

“Participaram desta capacitação 28 educadores, entre professores, coordenadores e diretores das escolas, que serão responsáveis por disseminar a informação aos outros professores, explicando como funciona o cooperativismo, princípios, enfim”, salientou Eliana.

O projeto piloto Cooperativismo na Escola está sendo promovido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (Sescoop-PR) e Sicoob Oeste. Após a realização das três etapas e implantação do projeto nas quatro escolas e o EJA, se o resultado for positivo, será implantada em 2013 também em outras escolas.

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt