Exposição de artes da UEPG usa PHC como tema

 In Clipping, Cultura

O 3º ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEPG apresenta uma exposição no saguão do “Bloco de Artes”, orientada pela Profª Adriana Rodrigue Suarez, na disciplina dePrática em Artes Visuais II.

O tema da exposição versa sobre o Impressionismo e sobre o qual assim se expressa Adriana: “A observação do efeito que a luz solar causa nos objetos e na natureza foram destacados no século XX  e registrados nas telas dando nome a este importante movimento da pintura o qual a revolucionou e, cuja influência profunda na  desconstrução da imagem se reflete até os dias de hoje. Destaca ainda a professora que, considerando a linha uma abstração do ser humano, os artistas impressionistas não buscavam contornos nítidos, e, com as cores sendo  misturadas na própria tela, resultava a pintura numa textura com pinceladas curtas, soltas e excesso de tinta.

A  necessidade de vivenciar esta experiência impressionista no curso de Licenciatura em Artes Visuais, tendo como referência  os estudos que os artistas impressionistas fizeram para alcançar tal técnica, levou a professora e alunos ao Parque Histórico de Carambeí, inaugurado 2001, ano do centenário da imigração holandesa. O parque retrata aspectos da relação entre Holanda e Brasil, e o cotidiano dos imigrantes em Carambeí.
A paisagem que mistura a natureza e a arquitetura típica holandesa serviu de apoio para a observação da incidência da luz solar e consequente mudança nas cores, registradas primeiramente na técnica da fotografia.
Já em sala de aula, aspectos como a luz e a sombra foram trabalhados no grafite, em diferentes graduações, aliando a pesquisa de materiais e a desconstrução da imagem.
As paisagens fotografadas foram trabalhadas na técnica da aquarela, onde o objetivo era a pintura livre de traços, contornos e detalhes.

 

Clique aqui para ler na íntegra e ver as pinturas. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support