SP: qualidade do trigo brasileiro é conquistada com planejamento, destaca Bayer CropScience

 In Clipping

O trigo é considerado um dos alimentos básicos mais importantes para o ser humano. Entretanto, este cereal pode se tornar escasso no futuro, devido à multiplicação do número de pessoas que habitam o planeta. Para atender a crescente demanda, a produtividade do trigo deverá aumentar e isto só será possível com a adoção de tecnologias que contribuam para o aumento da produção e da qualidade dos grãos.

O investimento em tecnologia, adotado há alguns anos nas lavouras brasileiras de cereais de inverno, já vem apresentando resultados significativos que podem ser comprovados pelos resultados da última safra. Produtores do Rio Grande do Sul, por exemplo, atingiram recorde de produtividade, de acordo com informações da Emater/RS-Ascar, sendo que a safra 2011 foi marcada pela qualidade dos grãos de trigo produzidos, representando um diferencial competitivo para os triticultores brasileiros.

Com uma nova postura frente às inovações oferecidas por empresas parceiras na gestão do campo e foco no planejamento antecipado do plantio, agricultores como Régis Augusto Giovelli, da empresa Sementes Giovelli, de São Luiz Gonzaga (RS), garantem que por meio de planejamento, adoção de tecnologias e utilização de boas práticas, é possível conquistar incremento crescente em produtividade e qualidade do trigo. “Há três anos identificamos melhorias contínuas no aumento de sacas por hectare e na força do glúten (W) do trigo plantado. Em safras anteriores, obtínhamos cerca de 40 a 50 sacas por hectare. Hoje em dia, os números aumentaram e contabilizamos de 70 a 80 sacas por hectare, além de até 320 W”, afirma.

Parte desses dados de grande relevância pode ser atribuída à consultoria técnica oferecida aos produtores, às variedades de sementes e aos tratamentos preventivos contra plantas daninhas, pragas e doenças. “Uma série de fatores contribui para os bons resultados da safra. Os produtores devem estar atentos às recomendações de profissionais que conheçam o que há de mais moderno no mercado, em termos de soluções tecnológicas que se adaptam às especificidades da região e em técnicas efetivas de manejo contra os problemas que comprometem a produtividade das lavouras”, destaca Mario Rissi, gerente de cultura Cereais de Inverno da Bayer CropScience.

 

Para ler na íntegra, clique aqui.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support