Palestra traz esclarecimentos sobre Agricultura de Precisão

 In Clipping
Com foco no manejo da variabilidade espacial a Agricultura de Precisão visa melhor produtividade do solo
 Com intenção de divulgar a Agricultura de Precisão (AP) na região de Canoinhas, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Planalto Norte (Aeplan) promoveu na noite de terça-feira, 24, uma palestra sobre o tema com o engenheiro agrônomo Fabrício Pinheiro Povh que é coordenador do Programa de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão da Fundação ABC de Castro-PR. O evento foi promovido em parceria com o Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro) e com apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/SC)

MÉTODO
Agricultura de Precisão (AP) é um método de gestão de produção agrícola que leva em consideração a variabilidade espacial da área produtiva e se utiliza de equipamentos modernos e de tecnologia de informação, especialmente do uso de sensores e de técnicas que melhorem a eficiência das operações mecanizadas. Contudo, ainda é um método novo no Brasil. De acordo com Povh, que desenvolve pesquisas na área, a agricultura de precisão visa auxiliar técnicos e produtores rurais na busca das melhores opções quanto ao uso mais eficiente de corretivos e fertilizantes em suas lavouras. A aplicação em taxa variável depende de uma série de fatores como clima, topografia, material de origem do solo e vegetação, manejo, entre outras peculiaridades da área utilizada. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, é possível implantar o processo de automação agrícola dosando adubos e defensivos.

FUNDAÇÃO
A Fundação ABC, orgulha-se por ter sido uma das pioneiras no desenvolvimento do sistema de plantio direto no País, permitindo aos produtores associados um desenvolvimento sustentável de suas atividades no campo. Através de uma visão estratégica dos dirigentes das cooperativas mantenedoras, ligadas à Central de Cooperativas Batavo, foi criado em 23 de outubro de 1984 a Fundação ABC que desempenha o papel de assistência, pesquisa e divulgação técnica agropecuária aos associados. Sua característica de atuação é marcada pela presença de uma assistência técnica, pecuária e agrícola da maior qualidade, para atender à demanda necessária, visto a pobreza dos solos existentes na região, chamada de Campos Gerais. Sua eficiência foi comprovada ao longo dos anos com o desenvolvimento e consolidação de práticas consagradas no Brasil e no mundo, como o plantio direto, a agricultura de precisão e diversas técnicas para a produção leiteira, atividade que consagra a região de atuação da Batavo como uma das maiores do País.

 

Fonte:

Correio do Norte Online

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support