Consulado Holandês comemora “Dia da Rainha” em Recife

 In Brasil Holanda, Clipping

Com objetivo de manter as tradições dos holandeses residentes na região Nordeste e o intercâmbio cultural, o Consulado Holandês nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com apoio da Embaixada Holandesa, realizará, nesta quinta-feira (26), um evento em comemoração ao “Dia da Rainha” (Koninginnedag), celebrado na Holanda todo dia 30 de abril. O evento, que contará com a presença do embaixador do Reino dos Países Baixos em Brasília, Kees Rade, será realizado a partir das 19h, no JCPM Trade Center, localizado no bairro do Pina, na capital pernambucana. O Cônsul Honorário da Holanda para os estados de PE, PB e AL e vice-presidente executivo do Terminal de Combustíveis Sólidos (Tecop), Basten Ruijsenaars, explicou que a festa será antecipada para o dia 26 em função do feriado do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, quando muitos convidados poderiam viajar.

Todos os anos os holandeses comemoram o aniversário da Rainha e esta celebração faz parte da cultura holandesa desde o ano de 1890, desde a época que a Rainha Juliana comemorava seu aniversário no dia 30 de abril e mesmo após sua morte e na regência de sua filha Beatrix, o dia continua sendo comemorado. “A atual rainha Beatrix assumiu o trono no dia 30 de abril de 1980, no aniversário da mãe. No dia, as cidades holandesas ficam laranja, tudo é colorido com a cor nacional da família real holandesa e as pessoas saem às ruas para comer, dançar e comemorar”, disse o cônsul, Basten Ruijsenaars, lembrando que no Brasil, a festa também se celebra, embora de um jeitinho bem brasileiro.

“Aqui também vamos lembrar o feriado, sendo que com uma festa tipicamente brasileira e em um dia diferente do tradicional porque o dia 30 de abril será uma segunda-feira ‘enforcada’ aqui no Brasil em função do feriado do dia 1º de maio”, enfatizou Basten Ruijsenaars, convidando todos os holandeses que estão no Brasil, e mais especificamente no Nordeste, a participar do evento, mesmo que não tenham recebido convites do consulado.

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support