A maioria das empresas ainda desconhece a Rio+20

 In Clipping, Sustentabilidade

Uma sondagem realizada pelo Sebrae revelou que, apesar das ações sustentáveis serem importantes para a maioria das empresas do País, cerca de 81% das MPEs (micro e pequenas empresas) ainda desconhecem a Rio+20 – evento que tratará tal tema entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

De acordo com o levantamento, o problema está justamente nos interesses das empresas brasileiras, que geralmente visam ao lucro e não entendem bem os benefícios gerais de incorporar ações sustentáveis ao seu dia a dia.

“Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo que economizar água e energia ajuda o planeta, também reduz os custos da empresa”, garante o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, que ressalta ainda como o principal benefício de tais ações a melhora da imagem das companhias perante o mercado.

 

Cenário atual

Hoje, 46% dos entrevistados percebem que a questão ambiental representa uma oportunidade de ganhos para a empresa. Por outro lado, 54% deles afirmam que as chances de lucro relacionadas ao tema ainda não estão bem evidenciadas: 16% dos empresários acreditam que a questão representa custos e despesas, e 38%, nem ganhos nem despesas.

Mas isso apenas mudará, se a percepção dos envolvidos também mudar. “O desafio é fazer com que a maioria das MPEs passe a incorporar o conceito de sustentabilidade à gestão de seus negócios”, diz Barreto.

 

Atualização necessária

O estudo divulgado na quinta-feira (3) revelou ainda que, do total de empreendedores ouvidos pelo Sebrae, 65% deles declararam ter conhecimento mediano sobre os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, enquanto 21% disseram saber pouco.

“Os que alegaram não possuir conhecimento sobre os tema foram 2%”, informou o Sebrae.

 

Fonte:

Info Money

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support