ONU premia ações pró meio ambiente

 In Clipping, Sustentabilidade

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), instituído há 40 anos, em 5 de junho de 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), cinco carros de consumo eficiente de combustível, doados pela KIA, serão usados para premiar os melhores projetos do WED em cinco categorias, com base no tema Economia verde: ela te inclui?. As comemorações, centralizadas no Rio de Janeiro, visam a sensibilizar o ser humano na luta pela preservação do meio ambiente, além de incentivar ações políticas nesse sentido, favorecendo uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

Pessoas, comunidades e instituições do mundo todo serão desafiadas a se comprometer com pelo menos uma atividade no dia 5 de junho O objetivo é quebrar o recorde de mobilização efetiva das últimas quatro décadas de história da celebração da data, tida como a importante do ano para a promoção de ações ambientais positivas.

Assista ao vídeo da top model Gisele Bündchen sobre do desafio:

 

COMO PARTICIPAR

A partir desta iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), os interessados podem organizar mutirões de limpeza; fazer campanhas contra o uso de sacolas plásticas, incentivando a comunidade a fazer o mesmo; plantar árvores; andar a pé ou de bicicleta para o trabalho; estimular os colegas, a escola, a comunidade ou a empresa a reduzir o consumo de água; e incentivar a coleta seletiva de lixo, entre outras possibilidades.

De acordo com o Pnuma, o 5 de junho será um dos maiores eventos antes da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Entre 20 e 22 de junho de 2012, governantes de todo o mundo se encontrarão no Rio para desenhar o caminho para o desenvolvimento sustentável no século XXI. A Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza é um dos temas centrais do evento.

 

Criatividade

Um painel de especialistas do Pnuma fará a seleção das atividades melhores registradas no site oficial do WED – www.unep.org/portuguese/wed – e promovidas entre os dias 3 e 8 de junho de 2012. Os interessados podem formular projetos nas seguintes categorias: pessoas – mobilização do maior número de participantes em uma atividade; tema – iniciativa que melhor traduzir o tema de 2012, que é Economia verde: ela te inclui?; criatividade – ação mais inovadora, inédita e divertida; barulho – atividade que melhor traduzir o poder das mídias sociais; e impacto – atividade do WED que resultar em transformação substancial e efetiva.

Sugestões de atividades podem ser encontradas no site oficial do Pnuma, no pacote do WED. Todas as propostas podem ser cadastradas até o dia 30 de junho de 2012 e poderão serem publicadas no espaço mapa sobre O mundo do WED. Os vencedores serão anunciados em 30 de julho.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support