Parque Histórico de Carambeí inicia campanha pela restauração das estações ferroviárias no município

 In Destaque, Noticias

O Parque Histórico de Carambeí está iniciando um projeto de mobilização da sociedade civil organizada para a manutenção e conservação das duas estações ferroviárias históricas do município.

De acordo com o presidente da Associação do Parque, Dick Carlos de Geus, a colaboração do Parque nesse processo está em sua capacidade de organizar e difundir acervos, como já faz na Casa da Memória e na réplica da estação na Vila Histórica, orientando os trabalhos de preservação patrimonial.

“A cidade tem sua história profundamente ligada à presença da linha férrea desde 1900”, ponderou Fábio Chedid Silvestre, curador do Parque. “A sociedade tem por obrigação recuperar esta memória, representada pelas estações, dando vida e cuidados a este patrimônio público que recebeu tantos dos imigrantes que fundaram a cidade, trazendo consigo o progresso econômico que se reflete até hoje”, disse.

Conservação – A estação do Boqueirão está razoavelmente conservada e a estação Alto Carambeí não tem mais sua estrutura predial, restando somente a plataforma de tijolos.

Carambeí poderá adotar como exemplo a ação que ocorre em Ponta Grossa, com a estação de Guaragi (antiga estação Entre Rios), que a partir de um processo de mobilização social, capitaneado pelo Rotary Clube local, está sendo recuperada (veja reportagem da RPC sobre o caso).

A Prefeitura de Carambeí já foi oficiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que se manifeste a cerca do interesse de receber as estações e lhes dar destinação social adequada.

De acordo com o Iphan, a responsabilidade lógica pelas estações é também das comunidades onde elas estão inseridas, por compor ativos patrimoniais da cultural local, conforme o artigo 216 da Constituição Federal.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt