Parque Histórico de Carambeí inicia campanha pela restauração das estações ferroviárias no município

 In Destaque, Noticias

O Parque Histórico de Carambeí está iniciando um projeto de mobilização da sociedade civil organizada para a manutenção e conservação das duas estações ferroviárias históricas do município.

De acordo com o presidente da Associação do Parque, Dick Carlos de Geus, a colaboração do Parque nesse processo está em sua capacidade de organizar e difundir acervos, como já faz na Casa da Memória e na réplica da estação na Vila Histórica, orientando os trabalhos de preservação patrimonial.

“A cidade tem sua história profundamente ligada à presença da linha férrea desde 1900”, ponderou Fábio Chedid Silvestre, curador do Parque. “A sociedade tem por obrigação recuperar esta memória, representada pelas estações, dando vida e cuidados a este patrimônio público que recebeu tantos dos imigrantes que fundaram a cidade, trazendo consigo o progresso econômico que se reflete até hoje”, disse.

Conservação – A estação do Boqueirão está razoavelmente conservada e a estação Alto Carambeí não tem mais sua estrutura predial, restando somente a plataforma de tijolos.

Carambeí poderá adotar como exemplo a ação que ocorre em Ponta Grossa, com a estação de Guaragi (antiga estação Entre Rios), que a partir de um processo de mobilização social, capitaneado pelo Rotary Clube local, está sendo recuperada (veja reportagem da RPC sobre o caso).

A Prefeitura de Carambeí já foi oficiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que se manifeste a cerca do interesse de receber as estações e lhes dar destinação social adequada.

De acordo com o Iphan, a responsabilidade lógica pelas estações é também das comunidades onde elas estão inseridas, por compor ativos patrimoniais da cultural local, conforme o artigo 216 da Constituição Federal.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support